FC Porto-SC Braga: luta acesa pelo pódio
O cartaz mais aliciante da 17.ª jornada da Liga coloca frente a frente o conjunto com melhor ataque da Liga, o SC Braga, com 43 golos, à equipa com a segunda melhor defesa da prova: o FC Porto tem apenas 12 golos sofridos, mais dois que o Benfica.
Os dragões estão apenas dois pontos à frente dos arsenalistas, mas beneficiam do fator casa. O jogo no Dragão, marcado para as 20.30 horas deste domingo, terá casa cheia. O FC Porto não perdeu nos três últimos jogos realizados frente ao SC Braga e nas duas últimas receções saiu vitorioso – 1-0 e 4-1. O último triunfo do SC Braga no Dragão foi na Taça de Portugal, por 2-3, em março de 2021, com bis de Alan Ruiz e golo de Piazon, com Otávio e Marega a marcarem pelos portistas.
Por causa da lesão de Artur Soares Dias será Hélder Malheiro a arbitrar o encontro, assistido por Paulo Soares e Pedro Ribeiro, cabendo a João Gonçalves o papel de 4.º árbitro. Tiago Martins vai estar no VAR, assistido por Gonçalo Freire
FC PORTO
É fácil perceber a importância do jogo para os azuis e brancos. Ganhando, abrem uma vantagem de cinco pontos sobre um adversário incómodo, que o próprio Sérgio Conceição inclui como um dos candidatos ao título, além de manterem viva a perseguição ao Benfica e Sporting. Os dragões estão moralizados depois dos 4-0 aplicados ao Estoril nos oitavos de final da Taça de Portugal, mas na Liga empataram na 16.ª jornada em casa do Boavista, a uma bola, e foram vaiados pelo seu público.
O 4x3x3 utilizado frente ao Estoril poderá ser repetido contra o SC Braga. O mesmo onze? Não necessariamente. Há uma luta acesa entre Nico González e Eustáquio no meio-campo. O espanhol renasceu nos últimos dois jogos, mas o luso-canadiano tem outras virtudes que podem ser úteis para travar Zalazar, a unidade em melhor forma nos bracarenses.
Equipa provável: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso e Wendell, Eustáquio, Alan Varela e Pepe: Francisco Conceição, Evanilson e Galeno
Sistema tático: 4x3x3
Lesionado: Marcano
Castigados: -
O que disse Sérgio Conceição: «Esperamos uma equipa que, neste momento, é segunda classificada nos jogos fora, com um ataque e um processo ofensivo muito capaz e competente. Espera-nos um jogo difícil, como tem sido nos últimos anos, contra uma equipa cada vez mais assumida como candidata ao título. Cabe-nos fazer um bom jogo e principalmente ganhá-lo.»
SC BRAGA
Ao empatar em casa com o V. Guimarães, a equipa de Artur Jorge perdeu a hipótese, sempre importante do ponto de vista psicológico, de chegar ao Dragão com os mesmos pontos do FC Porto. Vem de uma derrota com o Benfica (3-2) com consequente eliminação da Taça de Portugal, um dos objetivos da época.
Sérgio Conceição e Artur Jorge defrontaram-se por seis vezes, com quatro vitórias do treinador do FC Porto e um triunfo do técnico bracarense. Em virtude da qualidade do plantel, o SC Braga é muitas vezes apontado como candidato ao título. A realidade é que nos últimos oito desafios contra os grandes, perdeu cinco e empatou três. Mas um empate no Dragão não seria, de todo, um resultado despiciendo…
Álvaro Djaló e José Fonte devem voltar ao onze de Artur Jorge, na visita ao reduto do FC Porto. Previsivelmente, serão estas as mudanças na equipa em relação ao jogo frente ao Benfica, além, naturalmente, do regresso de Matheus à baliza, ele que é titularíssimo no campeonato.
Equipa provável: Matheus; Víctor Gomez, José Fonte, Serdar e Borja, Vítor Carvalho, João Moutinho e Zalazar; Rony Lopes, Abel Ruiz e Ricardo Horta
Sistema tático: 4x3x3
Lesionados: Al Musrati e Bruma
Castigados: -
O que disse Artur Jorge: «Temos um regresso à Liga perante uma equipa tremendamente difícil, onde o resultado que iremos procurar nos dará acesso ao terceiro lugar. Sabemos das dificuldades, vão estar em campo duas boas equipas na busca permanente da vitória.»