FC Porto: Alan Varela contra a febre amarela
Alan Varela cumpriu castigo no Bessa e foi ausência sentida no dérbi, até porque as características de Grujic são muito diferentes das do argentino, apesar de ocuparem a mesma posição. A exibição pálida do sérvio e a sua falta de critério no passe quando colocado sob pressão ditarão a sua saída do onze no jogo de terça-feira, contra o Estoril, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Os dragões já tiveram esta época dois desaires dolorosos com o Estoril, um dos quais em casa, na Liga (0-1), e o outro na Taça da Liga (3-1), que se traduziu no fim da linha numa competição que venceram na época passada. O Estoril é, para os dragões, um demónio vestido de amarelo, e sendo o desafio fora, no Estádio António Coimbra da Mota, os alarmes estão ligados no Olival. Mais mexidas podem acontecer, como por exemplo, no eixo da defesa: Zé Pedro, central que comete poucos erros, pode surgir como ameaça para Fábio Cardoso.
Este ciclo negro contra o Estoril é algo singular na história do FC Porto. Reportando-nos ao primeiro jogo entre os dois conjuntos, no Dragão, na altura os canarinhos ocupavam a última posição na classificação e os azuis e brancos estavam invictos frente a este adversário há 12 desafios consecutivos. Mais: o Estoril só vencera um dos 41 últimos jogos realizados frente ao FC Porto.
Dois troféus perdidos
Na época passada, o FC Porto perdeu o título de campeão nacional para o Benfica, mas no que toca às taças internas conseguiu a proeza inédita de conquistar as três: Supertaça, Taça de Portugal e Taça da Liga — sendo que escapava sistematicamente aos azuis e brancos. A última edição da Taça de Portugal, ganha na final ao SC Braga, por 2-0, foi mesmo o 68.º título do consulado de Pinto da Costa à frente do clube.
Na corrente temporada, porém, os azuis e brancos começaram mal e perderam a Supertaça para o Benfica. Numa final disputada em Aveiro, a 9 de agosto, os encarnados venceram por 2-0, com golos de Di Maria e Petar Musa. Na Taça da Liga, o desaire por 3-1 com o Estoril na fase de grupos tirou ao FC Porto a possibilidade de ir à Finai Four e de fazer a defesa do troféu ganho pela primeira vez em 2022/23.