Farioli no Nice: uma impressão digital que perdura
O jogo de quinta-feira (17h45) com o Nice terá, inevitavelmente, contornos especiais para Francesco Farioli. O atual treinador do FC Porto foi o homem do leme do emblema gaulês em 2023/24, uma época que ficou gravada na memória dos adeptos do Le Gym por bons motivos.
A equipa do sul de França terminou essa edição da Ligue 1 no 5.º lugar, que garantiu o acesso à Liga Europa, e foi a melhor defesa da prova, com 29 golos concedidos. Algo que não deixa de ser curioso olhando para o registo defensivo dos dragões esta época (ver página anterior). Na altura, o guarda-redes Marcin Bulka conseguiu manter a baliza a zeros em metade dos 34 jogos que realizou no campeonato.
O futebol praticado também deixou marca e saudades no universo Nice, especialmente numa altura em que as exibições e os resultados estão longe de convencer. Segundo dados da plataforma Opta, esse esquadrão de Farioli, que não é candidato ao título francês, foi a sexta equipa que mais oportunidades de golo criou na edição 2023/24 da Ligue 1. Uma equipa que contava com um tal Pablo Rosario, que agora também mora no Dragão e, na altura, esteve no 'top-5' de jogadores mais utilizados dessa época.
🇫🇷 Ligue 1 : Les grosses occasions de but cette saison !
— DATA´Foot (@DTFootball_) May 18, 2024
1️⃣ Première colonne : le nombre de grosses occasions de but que les équipes se sont procurées.
2️⃣ Deuxième colonne : le pourcentage de ces occasions manquées. En rouge : plus que la moyenne (qui se trouve autour de 60%).… pic.twitter.com/EJQbX0Nv5t