Vitória do Portimonense no último dérbi com o Farense. Foto: LUÍS FORRA/LUSA
Vitória do Portimonense no último dérbi com o Farense. Foto: LUÍS FORRA/LUSA

Farense-Portimonense: dérbi algarvio «apimentado» e «cara-a-cara»

Dérbi algarvio realiza-se hoje (20h30) no São Luís, em Faro. Cinco pontos separam os dois clubes na classificação da Liga 2. Vitória amarga do Portimonense no último, em 2023/24

Quase vinte meses depois, o dérbi algarvio está de volta ao São Luís. A 18 de maio 2024 o Farense recebeu o Portimonense com a corda na garganta na luta pela manutenção, em que só a vitória interessava, mas que não a garantia. A equipa de Portimão cumpriu a sua obrigação, venceu por 3-1, com golos de Hildeberto Pereira (11’), Carlinhos (32’) e Lucas Ventura (90+7’) - Cristian Ponde (55’) marcou para os leões de Faro – e depois sofreu à espera de que no Bessa, o Boavista não vencesse o Vizela. O resultado até estava a correr de feição, os boavisteiros perdiam por 1-2, mas um penálti polémico aos 90+10’ transformado por Reisinho, atirou o clube algarvio para o play-off com o Aves SAD, ditando depois a descida à Liga 2.

Dos atuais plantéis das duas equipas, restam no Farense, Miguel Carvalho, Cláudio Falcão e Marco Matias, que foram titulares nesse duelo e ainda Rafinha e André Candeias. No Portimonense, Tamble Monteiro é o único resistente.

Com objetivos idênticos nesta época, o regresso à Liga, esta 1.ª volta não tem sido fácil para ambos. O Farense, que já trocou de treinador, é 10.º com 20 pontos (16 jogos) e o Portimonense, envolto em dificuldades financeiras, é último com 15 (15 jogos). Agora não há o carácter dramático do último dérbi, mas fará mossa a quem o perder.

Pedro Neto, que substituiu Silas no Farense, diz que estes jogos dão motivação extra. «Apimenta, sem dúvida. Pela história dos dois clubes e neste particular nós temos de marcar a diferença, não só pelo que somos, mas pela cultura da cidade e dos adeptos», disse, contando com o reforço Anthony Carter, cedido pelo Santa Clara, e ainda com os regressos de Menino e Falcão.

«Todos gostam de participar nestes jogos. Sabemos que é sempre um ambiente mais fervoroso, os jogadores têm de estar motivados - como estão sempre - e concentrados e ter a cabeça no lugar para termos uma consistência e intensidade boa para fazer um bom jogo e trazer os pontos que queremos, que são os três. E só um grande Portimonense, a encarar o Farense olhos-nos-olhos e cara-a-cara, poderá fazer uma boa partida», afirmou Tiago Fernandes, treinador do Portimonense.