Luís Mateus, editor-executivo de A BOLA, considera que Rúben Amorim tem de ficar feliz pelo regresso do médio aos treinos

Famalicão só ganhou em casa ao Sporting uma vez (e há leão na história)

Pedro Gonçalves, então ao serviço dos minhotos, fez uma assistência no triunfo por 3-1 em 2019/20, altura em que o clube exibia jogadores que rumaram aos três grandes (ou com passado nos mesmos); Riccieli é o único resistente desse jogo

O Estádio Municipal de Famalicão não tem sido palco fácil para os leões nos últimos anos, mas com mais ou menos dificuldades o Sporting tem conseguido superar as adversidades e sair de casa dos minhotos com pontos. Na verdade, só por uma vez saiu derrotado, não foi há muito tempo e não foi por acaso.

A única vitória da equipa nortenha frente ao Sporting, diante dos seus adeptos, foi a 3 de março de 2020, em jogo a contar para a 23.ª jornada da Liga, que terminou 3-1. Na equipa que defrontou os verdes e brancos constavam jogadores que já tinham estado num dos grandes ou que acabaram por reforçá-los.

Falamos de nomes como Nehuén Pérez, Toni Martínez e Vaná, bem conhecidos do universo do FC Porto, Diogo Gonçalves e Roderick Miranda, com experiência no Benfica, e... Pedro Gonçalves, médio ofensivo que rumou ao Sporting na época seguinte, confirmando todo o potencial de leão ao peito.

Então ao serviço dos famalicenses, o jogador leonino contribuiu com uma assistência para o segundo golo de Diogo Gonçalves, que bisou (8' e 66'), depois de Uros Racic inaugurar o marcador (5') — Sebastián Coates fez o golo de honra do conjunto de Alvalade comandado por Jorge Silas.

Nesse onze liderado por João Pedro Sousa, apenas um resistente: Riccieli. O central brasileiro, que cumpre a sexta época no clube, somou a primeira titularidade esta época no desafio anterior, com o Lagoa (2-0), para a Taça de Portugal, espreitando este sábado a oportunidade de defrontar um adversário que bem conhece... e que ajudou a derrotar.