Fabio Capello, antigo treinador italiano
Fabio Capello, antigo treinador italiano - Foto: IMAGO

«Os árbitros são uma máfia. Não querem ex-jogadores no VAR»

Fabio Capello deixou sugestão num tema que o deixa «louco»

Fabio Capello, antigo treinador italiano, concedeu uma entrevista à Marca, na qual recordou vários momentos da carreira e abordou um tema que o deixa particularmente incomodado: a arbitragem. Mais concretamente as polémicas envolvendo o uso do VAR.

«Deixa, deixa... Esse é um assunto que me deixa muito irritado», começou por responder o antigo técnico a propósito do assunto, antes de ser questionado sobre a possibilidade de transpor para a liga espanhola ou a liga italiana a forma de arbitrar existente em Inglaterra.

«Não, não. Os árbitros são uma máfia. Não querem ter no VAR ex-jogadores, que conhecem os movimentos do futebol, o movimento que um jogador faz para parar, para ajudar... E muitas vezes tomam decisões que não são corretas, porque não jogaram e não conhecem esses movimentos», respondeu.

«Se tocam na cara de um jogador, ele atira-se ao chão e apitam. Mas porque apitas?! Se meço 1,90 m e o outro 1,75 m, quando mexo o braço este está à altura da cara dele... Porque apitas? Este assunto deixa-me louco, louco», declarou.

Por isso, considerou que o VAR beneficiaria se contasse com a ajuda de um ex-jogador: «Um! Ponham lá um e que diga ao árbitro 'Pois a mim não me parece penálti ou sim, parece-me'. Com a UEFA analisámos 20 situações em que se assinalaram penáltis, ex-jogadores e ex-treinadores reviram as imagens e seis delas eram penálti, 14 não.»