Alfie Whiteman
Alfie Whiteman - Foto: IMAGO

Ex-Tottenham abandona o futebol aos 26 anos para ser fotógrafo

Alfie Whiteman esteve no clube inglês desde 2013 até ao final da última temporada, tendo-se estreado na equipa principal pela mão de José Mourinho

Um ex-jogador do Tottenham, que integrou a equipa vencedora da UEFA Europa League, revelou a sua insatisfação com a vida de «futebolista estereotipado» e explicou por que razão decidiu terminar a carreira para se dedicar à fotografia e à realização.

Alfie Whiteman, de 27 anos, esteve ligado aos spurs desde as camadas jovens, permanecendo no clube até ao final da época passada. O antigo guarda-redes foi também internacional por Inglaterra nos escalões de sub-17 e sub-19.

Alfie Whiteman, ex-jogador do Tottenham

Apesar de duas passagens por empréstimo pelo clube sueco Degerfors, Whiteman nunca conseguiu afirmar-se na equipa principal do Tottenham. Foi durante esse período que começou a explorar outras áreas de interesse, como aulas de representação, comunicação e, principalmente, fotografia.

Agora, trocou oficialmente as chuteiras pela câmara fotográfica.

«Assinei pelos spurs aos 10 anos», contou ao The Athletic. «Deixei a escola aos 16 e entrei a tempo inteiro na vida do futebol. Por volta dos 17 ou 18 anos, a viver em alojamentos do clube, comecei a sentir: 'É só isto?'. Entrar no autocarro, ir treinar, fazer o curso de Ciências do Desporto e ir para casa jogar videojogos. Percebi desde muito novo que não era feliz.»

«O estereótipo do futebolista é, no geral, bastante verdadeiro. É a cultura do golfe e do necessaire de marca. Eu era esse jovem futebolista. Queria o necessaire da Gucci e conduzia um Mercedes. Acabamos por nos tornar um reflexo uns dos outros. Somos um produto do nosso ambiente. É assim que o futebol funciona neste país; é muito fechado a tudo o resto», acrescentou.

Whiteman explicou ainda que a carreira de futebolista é curta e que sabia não querer continuar nesse meio. «Tratava-se de ganhar experiência e ser proativo na aprendizagem de outras coisas que me interessavam, mas principalmente porque me estava a divertir e rodeado de pessoas que faziam o que eu gostava como profissão. Eles criavam coisas. Foi muito inspirador», afirmou.

A sua única aparição pela equipa principal do Tottenham aconteceu em 2020, sob o comando de José Mourinho, num jogo da Liga Europa. Embora tenha tentado sair em 2024, o clube precisava de jogadores formados localmente para a campanha europeia, o que o levou a permanecer no plantel.

No verão, Whiteman chegou a fazer testes num clube da League One e noutro do Championship, mas acabou por decidir que a sua «felicidade» se encontrava noutras áreas.

Alfie Whiteman

Atualmente, trabalha como fotógrafo para a Somesuch, uma premiada produtora com escritórios em Londres e nos EUA. A sua nova carreira teve início num trabalho para a marca de calçado Vibram.

Desde então, Whiteman já colaborou com marcas como a Nike e com o rapper Central Cee, tendo trabalhado em países como a Noruega e a Ucrânia. Curiosamente, admite não ter visto um único jogo de futebol desde que se retirou.

O seu site descreve-o como «um artista multidisciplinar que trabalha com fotografia, realização e música», cujo trabalho está «enraizado numa jornada única... definida pela curiosidade sobre a interseção entre cultura, identidade e comunidade». Uma exposição a solo na OOF Gallery, em Londres, no próximo ano, irá apresentar os seus trabalhos mais recentes.