Evenepoel segura amarela na primeira vez de Stewart
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) continua vestido de amarelo após a quinta etapa do Critérium du Dauphiné mas não se livrou de um susto quando se viu envolvido numa queda nos metros finais,. Porém, o belga de 25 anos não perdeu tempo, uma vez que caiu nos três últimos quilómetros – sendo-lhe atribuído o mesmo registo do vencedor.
🟡💥 La caída de Remco Evenepoel en el kilómetro final de la quinta etapa del #Dauphiné
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) June 12, 2025
El belga mantendrá su maillot amarillo al recibir el mismo tiempo que los hombres del pelotón#LaCasaDelCiclismo pic.twitter.com/KR1aqxJTRB
Lá na frente, o britânico Jake Stewart (Israel-Premier Tech) estreou-se hoje a ganhar no WorldTour após o sprint vitorioso após os 183 quilómetros entre Saint-Priest e Mâcon, à frente do francês Axel Laurance (INEOS) e do norueguês Soren Waerenskjold (Uno-X), 4h03,46 depois da partida.
🏁 🇬🇧Jake Stewart remporte la 5ème étape à Mâcon ! 🏆
— Critérium du Dauphiné (@dauphine) June 12, 2025
🏁 🇬🇧Jake Stewart wins Stage 5! 🏆#Dauphiné pic.twitter.com/TBS8glsC7E
O bicampeão mundial de contrarrelógio volta a partir de amarelo mas terá de agarrar bem a camisola de líder pois o alemão Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) tem quatro segundos de atraso e, pior, Evenepoel perdeu por lesão um dos seus fieis escudeiros, Louis Vervaeke, obrigado a abandonar após uma queda, cujas consequências ainda não são conhecidas.
Se relamía las heridas Evenepoel que se cayó en el último kilómetro, aunque de forma leve.
— Top Ciclista (@TopCiclista) June 12, 2025
Lidl lanzaba pero🥇Stewart no esperaría y esprintaría, con🥈Laurance cogiendo rueda y Milan que se sentó y perdió fuelle.
🥉Waerenskjold, 4º Pithie, 5º Milan o 6º Penhoët. 🇫🇷#Dauphiné pic.twitter.com/zEMb5YJjD6
O neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) fecha para já o pódio geral (+ 14 segundos), depois do espanhol Iván Romeo (Movistar) ter perdido tempo, ao contrário do seu companheiro de equipa, o português Ruben Guerreiro, que chegou no pelotão, no 26.º lugar.
Remco #Evenepoel sufrió una caída en el último kilómetro y, como se aplicó la "zona segura" por regla de los tres kilómetros, continúa en la cima del #Dauphiné. 💪 pic.twitter.com/7PZP95MvvY
— ESPN Ciclismo (@ESPNCiclismo) June 12, 2025
Tadej Pogacar chegou em 22.º e Vingegaard em 39.º, com o mesmo tempo, olhando já para as três últimas etapas, por certo, depois de um dia considerado o mais acessível da prova francesa que coloca frente a frente os principais candidatos ao Tour.
Amanhã, sexta-feira, há mais 126,7 quilómetros entre Valserhône e Combloux, com uma contagem de primeira categoria e duas de segunda, a última das quais a coincidir com a meta. O esloveno que ocupa o 7.º lugar da Geral parte para recuperar 38 segundos de atraso e o dinamarquês, que é quarto, 16.