Evenepoel: «Quando avistei Pogacar, só pensei...»
Remco Evenepoel deu um recital no Mundial de contrarrelógio, para conquistar o terceiro título consecutivo e igualar Michael Rogers e Tony Martin como os únicos a fazê-lo. O belga impôs por larga vantagem sobre o segundo classificado, o australiano Jay Vine (1.14 minutos), mas o que mais impressionou foi a diferença esmagadora para Tadej Pogacar, que era apontado como o principal rival, tendo dobrado esloveno que partira para os 40,6 km do exigente percurso 2.30 minutos antes.
Após finalizar a prova, Evenepoel foi bombardeado com perguntas sobre o momento do dia, a ultrapassagem a Pogacar, e relativizou o acontecimento. «Quando avistei Tadej Pogacar na subida, só pensei em estabelecer como objetivo aproximar-me mais perto possível dele, mas ultrapassá-lo não era o objetivo. O objetivo era ganhar e concentrar-me no meu esforço», declarou.
Foi um sucesso alcançado com estilo que dá a Evenepoel um aporte de confiança, após os tempos difíceis que o corredor tem passado após a frustrante desistência na Volta a Franç, em consequência de precária forma física. «Dos três títulos de contrarrelógio, é o que conquisto com a maior vantagem, por isso é muito positivo para mim. Foi também o contrarrelógio mais difícil que fiz, pela altitude, o calor, a elevação... Todas as subidas eram íngremes no início, depois diminuíam no topo, por isso era preciso acelerar no início e manter um ritmo constante até ao cume. Senti-me super», explicou o portador da camisola arco-íris.