Kiko Costa bate Nielsen, um dos melhores guarda-redes do Mundo. IMAGO
Kiko Costa bate Nielsen, um dos melhores guarda-redes do Mundo. IMAGO

Euro 2026: exibição de luxo e vitória frente à Dinamarca coloca Portugal na main round!

A Seleção Nacional derrotou (29-31) a tetracampeã do Mundo, que não perdia há dois anos, na terceira e última jornada do Grupo B. Portugal volta a jogar na quinta-feira com a Alemanha!

A Seleção Nacional venceu a Dinamarca com uma exibição de luxo! Depois do malfadado e inesperado empate com a Macedónia, que colocou a equipa na ingrata posição de chegar à última jornada sem a qualificação para a main round garantida, os Heróis do Mar entraram destemidos e apostados a provar que a Dinamarca, apesar do histórico de 19 triunfos consecutivos, não era imbatível.

Com uma exibição segura, madura, uma defesa solidária e com a lição na ponta da língua, Gustavo Capdeville cumpriu desde o início o seu difícil papel na baliza, e Portugal entrou bem, colocando-se cedo no comando e obrigando a Dinamarca a fazer o jogo português.

A formação nacional nunca perdeu a liderança, que lhe valeu o controlo do jogo, tendo estado a vencer por 9-12. Ao intervalo, os Heróis do Mar continuavam a mandar no encontro ainda que com uma diferença mínima (11-12), para no final se agigantarem de vez à tetracampeã do mundo.

Mas nem só na defesa a equipa nacional se mostrou excelente, no ataque as situações nunca faltaram e o resultado só não se tornou mais expressivo porque algumas não tiveram a melhor finalização.

Na segunda parte, a Dinamarca entrou bem e rapidamente empatou e passou para a frente aos 33 minutos (14-13). Portugal fez tudo para manter o jogo equilibrado, apesar de ser visível a subida dos dinamarqueses, dispostos a acelerar o jogo como tanto gostam e a deixar a sua imagem de marca em campo.

Com oito minutos jogados, a Dinamarca passou para dois golos de vantagem (17-15), mas Martim Costa respondeu à altura, antes de cair lesionado por uma falta que valeu mais uma exclusão aos dinamarqueses, e que bem merecia cartão vermelho! Iturriza empatou (17-17), mas também foi excluído logo a seguir.

Com 15 minutos jogados, Portugal continuava a lutar e, depois de uma defesa de Tonicher a remate de Gidsel — e o banco português felicitar o guarda-redes de 23 anos que se estreou em fase finais —, Frade empatou e Kiko Costa, sem pestanejar, roubou a bola seguinte e devolveu a liderança aos Heróis do Mar (20-19).

Martim Costa, o mais martirizado dos portugueses, continuou a não virar a cara à luta e contribuiu de forma decisiva para o 20-21, antes de Tonicher voltar a defender! Uma estreia de excelente nível para o jovem guarda-redes! E Martim, outra vez, lá acabou no chão, a ganhar livre de sete metros e a hipótese de Portugal conseguir dois golos de vantagem. Kiko, o mano mais novo, não falhou e Portugal voltou a liderar por dois golos (22-20).

E quando os 15 mil espetadores na Jyske Bank Boxen esperavam que a Dinamarca arrancasse, Portugal não deixou. Martim, Kiko e Tonicher a darem o exemplo e um surpreendente marcador a mostrar 23-26 para os portugueses com sete minutos para jogar, começava a fazer até os mais céticos na surpresa.

Em contagem decrescente para o fim do jogo, Iturriza viu vermelho e a Dinamarca aproximou-se de forma perigosa (25-26). No entanto, os portugueses tinham prometido limpar a imagem do embate com a Macedónia e, não só cumpriram, como se excederam.

Portugal vencia por dois (26-28) a três minutos do fim e a solução da melhor equipa do Mundo foi marcar individualmente Martim e Kiko Costa. À moda antiga. Só que António Areia mostrou como se faz, com um golo espetacular manteve o sonho vivo, e, não satisfeito ainda repetiu a graça! Capdeville fechou a baliza e Martim Costa acabou com a Dinamarca, fechando o resultado histórico em 29-31.

Um resultado épico que permite que a Seleção Nacional se junte a França, Alemanha, Dinamarca, Espanha e Noruega na próxima fase, com dois pontos, após um jogo de altíssimo nível frente aos tetracampeões do Mundo, que não perdiam desde a final do Euro2024 e pelo caminho ainda conquistaram o ouro olímpico e o Mundial.