EURO 2026: árbitros macedónios falsificaram vídeos de testes físicos
A Federação Europeia de Andebol (EHF) anunciou que retirou a nomeação dos árbitros da Macedónia do Norte, Slave Nikolov e Gjorgji Nachevski, para o Campeonato Europeu que começa daqui a cinco dias, na Dinamarca, Suécia e Noruega, e no qual Portugal vai participar.
ℹ️ 𝐌𝐞𝐧’𝐬 𝐄𝐇𝐅 𝐄𝐔𝐑𝐎 𝟐𝟎𝟐𝟔: 𝐑𝐞𝐟𝐞𝐫𝐞𝐞𝐢𝐧𝐠 𝐮𝐩𝐝𝐚𝐭𝐞 The European Handball Federation has withdrawn the nomination of two referees from North Macedonia, Slave Nikolov and Gjorgji Nachevski.
— European Handball Federation (@EHF_Activities) January 10, 2026
More information below:https://t.co/56L4q8Bn6D
A decisão surge na sequência de irregularidades detetadas durante o processo de preparação obrigatório para o torneio. Como parte dos requisitos, todas as duplas de arbitragem devem realizar treinos de condição física e uma avaliação de aptidão, um procedimento obrigatório.
✨#HistoryOfPureGreatness Men's @EHFEURO 2024 🇩🇪 set new benchmarks for European handball. A new world record in #handball with 53,586 spectators was set at the opening day, while France claimed the European title! 🏆
— European Handball Federation (@EHF_Activities) January 9, 2026
Looking forward to the Men’s #ehfeuro2026 next week? 🤩 #ehf pic.twitter.com/ZdrJLJOlD1
Este processo incluía o envio de duas gravações em vídeo de um 'Teste de aptidão multifásico', uma realizada oito semanas e outra quatro semanas antes do início do EURO2026. As filmagens são posteriormente avaliados pela Fitgood Pro, a empresa parceira da EHF para a avaliação física.
Após a submissão das gravações por parte de Nikolov e Nachevski, a EHF foi notificada sobre a possibilidade de os vídeos terem sido alterados e não representarem um registo fiel da totalidade do teste.
Perante esta suspeita, a EHF solicitou uma análise mais aprofundada do material aos especialistas da Fitgood Pro e entregou as filmagens à Sportradar, parceira para questões de integridade.
A análise detalhada revelou fortes indícios de que os vídeos foram manipulados.
Face às provas recolhidas e com o objetivo de salvaguardar a integridade do EHF EURO 2026, a Federação Europeia decidiu retirar a nomeação de Slave Nikolov e Gjorgji Nachevski.
O Campeonato Europeu contará agora com 17 duplas de árbitros, um número que, segundo a EHF, garante plenamente a funcionalidade da estrutura de arbitragem da competição.
O caso continuará a ser investigado e a EHF reserva-se o direito de iniciar procedimentos legais junto das suas instâncias jurídicas.
Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Roménia, Macedónia do Norte e Dinamarca na cidade dinamarquesa de Herning.