A dupla Nikolov e Nachevsk foi suspensa pela EHF. CO Macedónia Norte
A dupla Nikolov e Nachevsk foi suspensa pela EHF. CO Macedónia Norte

EURO 2026: árbitros macedónios falsificaram vídeos de testes físicos

A cinco dias do início do Europeu onde Portugal se vai estrear com a Roménia, dia 16, a Federação Europeia de Andebol retirou a nomeação a Gjorgji Nachevski e Slave Nikolov

A Federação Europeia de Andebol (EHF) anunciou que retirou a nomeação dos árbitros da Macedónia do Norte, Slave Nikolov e Gjorgji Nachevski, para o Campeonato Europeu que começa daqui a cinco dias, na Dinamarca, Suécia e Noruega, e no qual Portugal vai participar.

A decisão surge na sequência de irregularidades detetadas durante o processo de preparação obrigatório para o torneio. Como parte dos requisitos, todas as duplas de arbitragem devem realizar treinos de condição física e uma avaliação de aptidão, um procedimento obrigatório.

Este processo incluía o envio de duas gravações em vídeo de um 'Teste de aptidão multifásico', uma realizada oito semanas e outra quatro semanas antes do início do EURO2026. As filmagens são posteriormente avaliados pela Fitgood Pro, a empresa parceira da EHF para a avaliação física.

Após a submissão das gravações por parte de Nikolov e Nachevski, a EHF foi notificada sobre a possibilidade de os vídeos terem sido alterados e não representarem um registo fiel da totalidade do teste.

Perante esta suspeita, a EHF solicitou uma análise mais aprofundada do material aos especialistas da Fitgood Pro e entregou as filmagens à Sportradar, parceira para questões de integridade.

A análise detalhada revelou fortes indícios de que os vídeos foram manipulados.

Face às provas recolhidas e com o objetivo de salvaguardar a integridade do EHF EURO 2026, a Federação Europeia decidiu retirar a nomeação de Slave Nikolov e Gjorgji Nachevski.

O Campeonato Europeu contará agora com 17 duplas de árbitros, um número que, segundo a EHF, garante plenamente a funcionalidade da estrutura de arbitragem da competição.

O caso continuará a ser investigado e a EHF reserva-se o direito de iniciar procedimentos legais junto das suas instâncias jurídicas.

Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Roménia, Macedónia do Norte e Dinamarca na cidade dinamarquesa de Herning.