Rui Silva
Rui Silva

Euro 2026: «A eliminação está em cima da mesa», admite Rui Silva

Seleção Nacional empatou (29-29) com a Macedónia do Norte na segunda jornada do Grupo B e quer retificar os erros frente à tetracampeã mundial, a Dinamarca, no decisivo jogo desta terça-feira (19h45). O capitão assume a nova, e inesperada, realidade

O capitão da Seleção Nacional, Rui Silva, assumiu a ressaca da equipa depois do inesperado empate com a Macedónia do Norte, na segunda jornada do Europeu de andebol, que adiou a hipótese de qualificação para a main round.

«Temos alguma margem, mas dependemos daquilo que for o resultado [entre Roménia e Macedónia do Norte] antes do nosso jogo, com a ambição de querer ganhar o jogo contra a Dinamarca. O facto dos pontos contarem para a próxima fase faz com que a Dinamarca queira ganhar o jogo e mostrar o seu poderio» avisou o central de 32 anos, que cumpre a sua sétima presença em fases finais.

Recorde-se que seguem em frente os dois primeiros classificados de cada grupo, com os pontos ganhos aos adversários que também se qualificam. A Dinamarca já está apurada, derrotou Macedónia e Roménia, mas ainda não sabe quem a acompanhará.

Nessa terceira e última jornada, a Seleção já vai entrar sabendo qual a margem de erro que tem, pois joga após o encontro entre macedónios e romenos. Para as contas, a equipa lusa conta com uma vantagem confortável, à partida, mesmo em caso de derrota, uma vez que a Macedónia foi derrotada pelos anfitriões por 12 golos (36-24) e os Heróis do Mar têm um saldo positivo de seis, após o triunfo frente à Roménia (40-34). Ou seja, uma almofada de 18 golos.

Ainda assim, em Herning, na Dinamarca, o internacional do FC Porto assumiu que a eliminação lusa é um cenário que a equipa tem de equacionar.

«Temos de admitir, porque está em cima da mesa [a eliminação]. A verdade é essa. Não é algo com que estamos a contar, temos muita vontade de passar e acreditamos muito que vamos passar. Espero que as pessoas também acreditem que é isso que vai acontecer», desejou.