Mateus Fernandes, médio do West Ham
Mateus Fernandes, médio do West Ham

«Estudo muito o Pote, pensa mais rápido que os outros»

Mateus Fernandes, médio do West Ham, encontra no antigo colega do Sporting um exemplo perfeito de um jogador cerebral e que antecipa cenários

Mateus Fernandes, antigo médio do Sporting e atualmente jogador do West Ham, concedeu uma entrevista ao canal de YouTube do jornalista Rémi Martins. Na conversa, o ex-leão elogiou a inteligência tática e a capacidade de antecipação de Pedro Gonçalves.

«Comecei a estudar muito o Pote [Pedro Gonçalves] nesse sentido. O Pote, para quem estuda bem o futebol e está atento aos detalhes, frequentemente vem receber a bola e ele, com um toque, consegue jogar num jogador e isolá-lo. Porque ele antecipa cenários. Ele sabe onde é que o jogador vai estar livre. Ou é porque ele já sabe os movimentos do colega, ou é porque ele já antecipou esse cenário, ou porque pensa à frente dos outros», explica.

Mateus Fernandes sublinha que a sua evolução como médio passa por entender e antecipar os movimentos em campo, algo que, segundo ele, jogadores como Pote e João Neves demonstram com frequência: «Quando dizem que o jogo de futebol é 90% cérebro e 10% os pés... é isto. É antecipar cenários, é pensar mais rápido que os outros, é saberes os momentos e os timings para fazer as coisas.»

O médio do West Ham também não poupou elogios ao Sporting, clube onde se formou, destacando a estabilidade e crescimento que a instituição tem apresentado nos últimos anos. «O Sporting está muito mais estável do que há cinco ou seis anos. A Academia tem tido melhorias nas infraestruturas e a equipa B deu um salto enorme na qualidade. Cada dia que passa, o clube está a crescer mais e a tornar-se mais forte», avalia.

Leão de coração, Mateus Fernandes acredita ser possível ao Sporting ser campeão e conquistar outros títulos importantes esta época: «Acho que o Sporting pode fazer algo inédito, que é ser tricampeão, e conquistar a Taça de Portugal e a Taça da Liga. O caminho é esse, e os adeptos são, sem dúvida, uma parte essencial», concluiu.