Estando bem fisicamente, criativo é um dos imprescindíveis para o emblema da Amadora
Estando bem fisicamente, criativo é um dos imprescindíveis para o emblema da Amadora

Estrela da Amadora: seis antigos leões voltam a uma casa que bem conhecem

Jovane Cabral contabilizou seis títulos no Sporting. Renan Ribeiro, Kikas, Diogo Pinto, Jefferson Encada e Alemão também têm passado em Alvalade

Seis antigos leões de volta ao covil. O jogo de domingo (18 horas) será especial para seis elementos da atual estrutura do Estrela da Amadora: cinco jogadores e um treinador de guarda-redes.

À cabeça surge Jovane Cabral. Nome de relevo do plantel dos tricolores e que teve um passado vincadamente ligado ao Sporting. O internacional cabo-verdiano envergou o emblema leonino de 2014 a 2023 — pelo meio esteve emprestado aos italianos da Lazio — e pode dizer-se que, já enquanto sénior, enriqueceu o currículo com seis títulos: Liga, Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga (3).

O extremo, agora também adaptado a médio-ofensivo, cumpre a segunda temporada na Reboleira (32 jogos, dois golos e uma assistência) e, em condições normais, é um dos indiscutíveis para os amadorenses. E regressará a casa cheio de moral após lesão...

Na baliza do conjunto orientado por João Nuno deverá pontificar o habitual titular: Renan Ribeiro. E também o brasileiro sabe o que é festejar enquanto leão. O guarda-redes esteve no Sporting de 2018 a 2022 (apesar de nos dois últimos anos não tem contabilizado qualquer jogo oficial) e durante esse período levou para casa uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.

Kikas, outro dos sérios candidatos ao onze inicial no embate da 12.ª jornada da Liga, também passou pelos verdes e brancos. Ainda que de forma mais fugaz, mais propriamente em 2009/2010, numa fase muito inicial do seu processo formativo. Atualmente, o avançado, há quatro anos na Amadora, é uma das referências dos tricolores.

Voltando ao posto específico de guarda-redes, é tempo de falar em Diogo Pinto. O jovem keeper, de apenas 21 anos, foi leão entre 2017 e 2025, sendo que em 2023/2024 levou para casa o título de campeão nacional (fez três jogos). Esta época tem estado na sombra de Renan.

Jefferson Encada também passou pela formação dos verdes e brancos, entre 2013 e 2017. Cenário idêntico ao que foi vivido por um dos atuais treinadores de guarda-redes dos estrelistas: Alemão foi leão de 1999 a 2003, chegando mesmo a alinhar em 29 partidas pela equipa B.

Domingo estarão os seis... do outro lado da barricada. É o futebol.