Estrela da Amadora: com alma de leão para apagar a chama do dragão
Por entre as várias soluções que tem ao seu dispor para tentar contrariar o teórico favoristimo do FC Porto, João Nuno sabe que há um nome de peso no seu plantel que pode fazer a diferença em território azul e branco: Jovane Cabral.
O extremo — que também pode jogar como médio-ofensivo, tamanha é a sua versatilidade — é um dos previsíveis titulares do Estrela da Amadora no reduto dos portistas, por ocasião do embate da próxima segunda-feira (20h45), que encerra a 14.ª jornada da Liga, e do alto dos atributos do internacional cabo-verdiano pode estar grande parte do sucesso pretendido pelos estrelistas no embate em casa do atual líder do campeonato.
O camisola 11 tem sido preponderante na manobra ofensiva do emblema da Reboleira, sendo que atualmente tem até um fator de motivação acrescido no que concerne aos seus registos pessoais: está às portas de chegar aos cinco jogos consecutivos na presente temporada, algo que, a acontecer, será um dado inédito para Jovane Cabral em 2025/2026.
Depois de um início de época auspicioso, em que foi titular nas primeiras quatro rondas do campeonato — Estoril (1-1), Benfica (0-1), Alverca (2-2) e Santa Clara (0-0) —, Jovane esteve cerca de dois meses ausente dos relvados, devido a lesão, mas voltou à ação no início de novembro, tendo sido suplente utilizado nos embates com Casa Pia (5-3) e Nacional (1-1). A deslocação ao reduto do Sporting (0-4) marcou o regresso do virtuso jogador ao onze inicial dos amadorenses, condição que repetiu na jornada passada, por ocasião de novo triunfo do Estrela da Amadora, desta vez com o Arouca (3-1).
É, pois, assente num bom momento individual que Jovane Cabral quer continuar a ajudar ao sucesso coletivo, pelo que o extremo formado no Sporting é um leão de garras bem afiadas para apagar o poder de fogo do dragão.
Seja como dono de um dos corredores laterais ou em posições mais interiores — eventualmente à frente da dupla de médios mais defensivos, que deverá ser composta por Oumar Ngom e Paulo Moreira —, Jovane encabeça a lista de trunfos de João Nuno para que o Estrela da Amadora consiga fazer o que ainda ninguém fez: vencer em casa do FC Porto nesta Liga. Missão difícil? Claro. Mas não impossível...