Este é o plano para João Simões e Pote estarem a 100% com o Benfica
Uma gestão rigorosa, feita com pinças, medidas ao... minuto. A densidade competitiva neste final de ano de 2025 assim obriga e Rui Borges, como vem sendo habitual nestes casos, não pretende correr riscos. O jogo com o Marinhense será, na teoria, o adversário mais acessível neste ciclo exigente e, por isso, uma excelente (e última...) oportunidade para as peças principais recuperarem índices físicos.
Até porque na próxima quarta-feira, em Alvalade, haverá quase uma primeira ‘final’ na Liga dos Campeões. A receção ao Club Brugge é vista como determinante para (pelo menos) um desejado apuramento para o playoff da competição e será aí que as atenções estão centradas para já. Um jogo em que Rui Borges poderá recuperar a dupla de meio campo titular nesta fase da temporada: Hjulmand e João Simões. Ambos, ao que A BOLA apurou, até estariam em condições de serem soluções nesta partida da Taça de Portugal, mas ambos foram ‘reservados’ para o jogo de decisões com os belgas na Champions.
A outra grande dúvida (e preocupação...) prende-se com a situação clínica de Pedro Gonçalves. A esperança num regresso antecipado, já adiantado por A BOLA, foi confirmado por Rui Borges.
«Quando volta? Penso que o Pote é mais curto. O Ioannidis é um pouco mais longo. Não posso precisar o tempo, mas acredito que o Pote pode, nos próximos dias, estar apto. Não consigo quantificar, não sou médico. Dentro do que sei, acredito que nos próximos dias estará no relvado e apto. Não sei especificar para que jogo, mas espero que esteja disponível o mais rapidamente possível, porque tem sido um jogador com um início de época fulgurante. Espero que volte rápido, para ajudar a equipa no seu melhor», revelou o técnico.
Pois bem, ao que foi possível apurar, a intenção dos leões passa por ter Pedro Gonçalves a 100 por cento no dérbi com o Benfica a 5 de dezembro. E, até lá, será feita uma gestão rigorosa de utilização, não sendo de excluir, de resto, que possa ter alguns minutos na partida de quarta-feira com o Club Brugge. Certo é que, salvo alguma contrariedade de última hora, o avançado será um dos trunfos a lançar no dérbi com as águias.