Novo prodígio do Man. United não pode jogar na Premier League
Há uma nova promessa a despontar na formação do Manchester United e o seu nome já começa a dar que falar: JJ Gabriel. Com apenas 15 anos, o jovem inglês tem-se destacado nas camadas jovens dos red devils, somando golos e exibições de encher o olho.
Apesar do entusiasmo em torno do seu nome, Gabriel enfrenta um problema algo caricato, que fará com que o salto para o futebol sénior não possa ser dado para já. O jogador não poderá estrear-se na Premier League esta temporada, já que é... novo demais. É verdade, o prodígio não cumpre com os requisito de idade da liga — não tinha 15 anos completos até 31 de agosto.
Com o início da época 2026/27, a 22 de agosto, Gabriel terá 15 anos e 320 dias. É provável que, quando o United entrar na EFL Cup na próxima temporada, o jovem ainda não tenha completado 16 anos, o que abre a porta a que possa quebrar recordes de precocidade no clube. O estatuto de marcador mais jovem na história do Manchester United pertence a Norman Whiteside, que faturou com apenas 17 anos e 8 dias. Já no que toca à Premier League, o recorde é de Federico Macheda, autor de um golo memorável contra o Aston Villa quando tinha 17 anos, sete meses e 14 dias.
Por agora, Gabriel brilha nas camadas jovens, onde o seu impacto tem sido evidente, com destaque para a participação na FA Youth Cup, onde ajudou a equipa a chegar às meias-finais. Melhor marcador da Premier League de sub-18 e com 10 golos nos últimos nove jogos, Gabriel tem atraído atenções dentro e fora do clube. O United, consciente do talento que tem em mãos, já tomou medidas para assegurar o seu futuro, envolvendo figuras como Jason Wilcox e até Sir Alex Ferguson no processo de integração e acompanhamento.
Ruben Amorim foi o primeiro a chamá-lo para treinar com a equipa principal, ainda que a sua reação à presença do jovem tenha sido contida. Mais recentemente, Michael Carrick também convocou Gabriel para treinar com os graúdos, preparando-o para um acontecimento inevitável - a estreia pela equipa principal do United, mas que, para já, terá de... esperar.
Artigos Relacionados: