Esqui no pé, esqui às costas: Espanha com primeiro ouro em Milão em modalidade em estreia
O espanhol Oriol Cardona Coll fez história ao tornar-se o primeiro campeão de esqui-alpinismo nos Jogos Olímpicos, após vencer o sprint masculino em Bormio. Esta é a primeira medalha de ouro para a Espanha em Milão-Cortina 2026.
Coll liderou durante todo o percurso, deixando Nikita Filippov, atleta russo a competir como neutro, a 1.52 segundos. O francês Thibault Anselmet conquistou a medalha de bronze, com um atraso de 2.31 segundos.
¡ORIOL CARDONA ES CAMPEÓN OLÍMPICO!
— DAZN España (@DAZN_ES) February 19, 2026
54 años después, España vuelve a lo más alto en unos JJOO de invierno ⛷️🇪🇸 ¡HISTÓRICO!
Disfruta de #MilanoCortina2026 en los canales de @Eurosport_ES en DAZNpic.twitter.com/KlwQX7XWPn
O esqui-alpinismo, conhecido como skimo, é uma nova modalidade nos Jogos Olímpicos e fez a sua estreia em Milão-Cortina 2026, numa prova dividida em três secções.
O percurso assemelha-se a um parque de inverno e testa a força e resistência dos olímpicos, incluindo uma subida, uma secção de escalada de escadas que exige a remoção dos esquis. Após atingir o topo, segue-se a retirada de tiras de aderêcia dos skis e uma descida pela pista até à linha de chegada.
Como funciona o skimo:
Ski mountaineering, or "skimo," involves running up a mountain and then tearing down the slopes. WSJ's Laine Higgins explains how the new Olympic sport works. pic.twitter.com/JAUrpMtytw
— The Wall Street Journal (@WSJ) February 19, 2026