Estátua de Messi em Calcutá tem 21 metros - Foto: IMAGO
Estátua de Messi em Calcutá tem 21 metros - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Messi eternizado com estátua colossal... na Índia

Homenagem será oficialmente revelada este sábado, 13 de dezembro

A Índia prepara-se para realizar uma homenagem monumental a Lionel Messi, com a inauguração de uma estátua de 21 metros dedicada ao astro argentino. A obra, erguida em Calcutá e construída ao longo de 40 dias, será oficialmente revelada este sábado, 13 de dezembro - precisamente no dia em que o jogador inicia uma digressão de três dias pelo país. Por motivos de segurança, Messi marcará presença apenas por videoconferência, mas a sua figura estará em grande destaque.

A estátua, inteiramente em ferro e fruto do trabalho de 45 pessoas, retrata o capitão argentino no momento icónico em que ergue o troféu do Mundial 2022. A inauguração assinala também o arranque da GOAT Tour, que levará o craque do Inter Miami a várias cidades indianas, entre elas Hyderabad, Mumbai e Deli.

A agenda promete encontros com figuras do país, incluindo o primeiro-ministro Narendra Modi, a estrela de Bollywood Shah Rukh Khan e o ex-capitão de críquete Sourav Ganguly. Além disso, Messi participará em jogos particulares e em diversas iniciativas com adeptos, num país que descreveu como «muito especial» e com «uma paixão única pelo futebol». «É uma nação apaixonada pelo futebol, e espero conhecer uma nova geração de adeptos enquanto partilho o meu amor por este desporto», referiu, em comunicado.

Enquanto a Índia ergue a sua própria homenagem, outra poderá estar a nascer na Catalunha. Joan Laporta, presidente do Barcelona, voltou a manifestar a intenção de ver Messi eternizado com uma estátua à entrada do renovado estádio do clube. Para o argentino, que já coleciona títulos, recordes e distinções, o legado começa agora também a ganhar forma em esculturas... e em diferentes pontos do mundo.