Endrick está a voar no Lyon, de Paulo Fonseca
Endrick está a voar no Lyon, de Paulo Fonseca

Endrick renasce e reacende o debate: quem será o 9 do Brasil no Mundial? (com fotos)

Prodígio canarinho está a voar no Lyon e já soma 5 golos em 5 jogos. Porém, é apenas uma de muitas opções à disposição de Carlo Ancelotti...

O talento sempre esteve lá, mas nem os mais otimistas conseguiriam adivinhar o grau de impacto que Endrick teria no Lyon de Paulo Fonseca. O jovem prodígio brasileiro, cedido aos gones pelo Real Madrid, soma já cinco golos e uma assistência em cinco partidas e, com o Mundial 2026 ao virar da esquina, vai deixando água na boca dos adeptos canarinhos.

O sonho do hexacampeonato está bem vivo e há quem acredite que o ponta de lança de 19 anos pode ser peça-chave rumo a esse objetivo. O debate não é novo, mas, nos últimos dias, ganhou fôlego renovado à boleia do momento exuberante que Endrick atravessa em França: quem deve ser o 9 do escrete na prova que vai realizar-se em junho e julho?

Ora, olhando para os números e rendimento presente, Endrick é, de facto, um forte candidato à titularidade na posição, mas está longe de ser o único. Bem pelo contrário: há fartura de opções para a posição de artilheiro da seleção do Brasil e, embora nem todas convençam os adeptos da mesma forma, cada um esgrime os seus argumentos em busca de uma vaga.

Os principais candidatos ao ataque do Brasil:

Galeria de imagens 15 Fotos

Uma das principais dúvidas, nesta fase, prende-se com a quantidade de pontas de lança/avançados que Carlo Ancelotti, selecionador canarinho, pretende levar ao Mundial. Em princípio, serão dois ou três, número que também está dependente dos extremos e médios que o técnico italiano vai convocar. E quem são os candidatos?

Na Europa — e para lá de Endrick — há todo um viveiro de dianteiros brasileiros em Inglaterra. Matheus Cunha, João Pedro, Igor Jesus, Igor Thiago, Evanilson, Richarlison, Rayan e Gabriel Jesus são os nomes mais fortes, com este último, o mais experiente em termos de seleção, a voltar agora de lesão e a rivalizar com Viktor Gyokeres por um lugar à sombra no onze do Arsenal.

Matheus Cunha tem vindo a ganhar importância no Manchester United, Igor Thiago vive época de explosão no Brentford e Rayan acabou de chegar à Premier League, onde é colega do ex-FC Porto Evanilson no Bournemouth, mas o que mostrou no Vasco da Gama permite antecipar um futuro de sucesso.

Em paragens mais exóticas, vai-se mostrando um ex-Benfica: Marcos Leonardo. O ponta de lança brasileiro do Al Hilal esteve com um pé no Atlético de Madrid durante o mercado de inverno, mas acabou por permanecer na Arábia Saudita. Leva já 14 golos em 24 partidas esta época e, apesar de correr por fora em relação a outras opções, também é nome a ter em conta...

É também sabido que o selecionador do Brasil está sempre atento ao que se passa dentro de portas e, com a subida de nível do Brasileirão, é de crer que pelo menos um dos convocados para a posição 9 venha do campeonato local. Aí, os três nomes que saltam à vista são Kaio Jorge, Pedro e Vítor Roque.

Desde que assumiu o comando técnico do escrete, em maio de 2025, Carlo Ancelotti já chamou seis dos nomes mencionados, a saber: Matheus Cunha, Richarlison, Vítor Roque, Kaio Jorge, Igor Jesus e João Pedro. Terão vantagem na hora de elaborar a lista final? Jogadores como Endrick e Gabriel Jesus discordam, mas tem a palavra o experiente treinador italiano, que ainda poderá testar opções na janela de seleções de março.

E o leitor, que pontas de lança convocaria se estivesse na pele de selecionador do Brasil?