A próxima vez que a NBA voltar a jogar em Paris poderá ser já com as suas equipas europeias. FOTO NBAE

E se o PSG tivesse uma equipa na NBA?

Imprensa francesa avança que criação de 'franchise' de basquetebol numa divisão europeia agrada aos donos do clube gaulês, que já foram contactados pela liga norte-americana

Na mesma semana em que os donos das equipas da NBA vão votar sobre a criação de uma divisão europeia da liga norte-americana, a imprensa francesa avança que a Liga encabeçada por Adam Silva propôs à Qatar Sports Investments, dona do PSG, a criação de um franchise.

A mesma fonte avança que a ideia agrada aos qataris e que pode ser materializada a partir da compra de um clube parisiense já existente ou da criação de raiz de uma nova equipa. Recorde-se que Paris é uma das cidades mais desejadadas por Adam Silver, comissário da NBA, juntamente com Londres, Roma, Manchester, Munique, Berlim, Istambul, Madrid, Barcelona e Atenas.

Recorde-se que, já este ano, Adam Silver esteve no Parque dos Príncipes a assistir à receção do PSG ao Manchester City e falou com o presidente dos parisienses, Nasser Al-Khelaifi sobre a possibilidade da criação de uma equipa de basquetebol. O dirigente qatari planeia a construção de um novo estádio com capacidade para receber vários desportos.

A meta de Adam Silver é que o campeonato inaugural da NBA Europa acontecesse já na temporada 2026/2027, com a participação de Real Madrid, Barcelona ou Olympiakos, que competem atualmente a nível internacional na Euroliga.

Segundo a proposta apresentada para votação, a NBA ficaria proprietária de 50 por cento da competição, enquanto os restantes 50 por cento seriam detidos pelos clubes europeus participantes e respetivos donos.

Sugestão de vídeo: