É dia de sorteio: Benfica ficará a saber o primeiro passo a eliminar na Champions
A fase a eliminar da UEFA Champions League está prestes a começar e, a partir das 11 horas desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, as equipas que ficaram entre o nono e o 24.º lugar da fase de liga da Liga dos Campeões ficarão a saber qual o primeiro passo que têm de dar para continuarem em prova.
See your club? 😏#UCL pic.twitter.com/vwBYAqd0Ii
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) January 28, 2026
Das 24 equipas apuradas, oito já escaparam a este play-off e alcançaram os oitavos de final — uma delas o Sporting, que terminou em sétimo — e estão, por isso, de fora deste sorteio, ainda que saibam já quais são as quatro equipas que podem vir a encontrar nos oitavos de final da Champions. Sobram oito vagas nos ‘oitavos’, que serão distribuídas por oito dos 16 clubes que ficaram entre a nona e a 24.ª posição. Além da permanência em prova, chegar aos oitavos de final é também sinónimo de um bónus de 11 milhões de euros.
O Benfica ficou em 24.º, o que significa que vai encontrar o nono ou o décimo classificado, ou seja, vai defrontar o Inter ou reencontrar o Real. Destes dois, aquele que não defrontar as águias vai jogar com os noruegueses do Bodo/Glimt. Por ter ficado no 24.º lugar, o clube português não é cabeça de série, o que significa que jogará a primeira mão no Estádio da Luz e a segunda fora de portas.
A memória recente dos nerazzurri não é positiva para o Benfica. As equipas encontraram-se quatro vezes no ano de 2023: nos quartos de final da edição 22/23 da Liga dos Campeões, o Inter venceu por 2-0 na Luz, antes de empatar a três golos na segunda mão, na caminhada que terminou com a derrota dos comandados de Simone Inzaghi na final da prova, frente ao Manchester City. Em outubro do mesmo ano, a equipa italiana venceu por 1-0 em casa na fase de grupos da edição seguinte da Champions, numa partida em que Trubin evitou males maiores, e, na segunda volta, o Benfica desperdiçou uma vantagem de três golos ao intervalo — todos eles marcados por João Mário — e empatou 3-3. Com o Real Madrid a história é outra. Quatro jogos, três vitórias, uma derrota. O último embate, o primeiro em mais de 60 anos, terminou com vitória categórica por 4-2, com o golo de cabeça de Trubin no último suspiro do encontro.
A primeira mão joga-se a 17 e 18 de fevereiro e a segunda disputa-se a 24 e 25. No dia 27, sexta-feira, será o sorteio das restantes fases e ficaremos a saber se os oitavos de final terão um Dérbi Eterno: o Sporting, que ficou em sétimo, já sabe que encontrará o Real Madrid, o Inter, o Bodo/Glimt… ou o Benfica.