Gianni Infantino, presidente da FIFA, com Donald Trump na sala oval da Casa Branca
Gianni Infantino, presidente da FIFA, com Donald Trump na sala oval da Casa Branca

Donald Trump vai estar no sorteio do Mundial 2026

Presidente dos Estados Unidos na cerimónia da FIFA que vai determinar jogos no verão

O presidente Donald Trump vai mesmo participar, esta sexta-feira, no sorteio do Mundial 2026, que vai decorrer no Kennedy Center, em Washington.

A Casa Branca confirmou a presença de Trump noo arranque simbólico de um torneio que os Estados Unidos vão organizar com o Canadá e o México no próximo verão. A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente vê o Mundial como um «projeto nacional prioritário», alinhado com os preparativos para o 250.º aniversário dos Estados Unidos, a 4 de julho de 2026.

Depois do sorteio, a FIFA deverá revelar no sábado o calendário preliminar de jogos, com estádios e os horários dos jogos nos Estados Unidos, Canadá e México.

Durante a cerimónia a FIFA introduzirá também uma novidade, a entrega do Prémio FIFA pela Paz, que deverá ser entregue, diz-se, ao presidente americano, que tinha apostado em receber o prémio Nobel da Paz. «A FIFA pretende distinguir indivíduos que, através do seu compromisso e das suas ações, tenham lutado pela paz e contribuído para unir pessoas em todo o mundo», comunicou há cerca de um mês o organismo.

É sabido que o Irão vai boicotar o sorteio, depois de alguns membros da delegação não terem recebido visto para entrar nos EUA.