Dois angolanos e um luso-angolano seguem em frente na CAF (saiba quem)
Está completo o quadro de equipas dos quartos de final da Liga dos Campeões Africanos e da Taça Confederação... Já sem clubes angolanos - o Petro foi o mais recente a cair ao ficar pela fase de grupos da Champions - mas ainda com dois internacionais angolanos e um luso-angolano em prova...
O primeiro nome em destaque é, naturalmente, o de Tó Carneiro, internacional angolano a jogar em Marrocos, no FAR Rabat. Clube que terminou em segundo lugar do Grupo B da Liga dos Campeões, com nove pontos (duas vitórias, três empates e uma derrota). Tó Carneiro que, esta época, soma cinco jogos na Champions, tendo assinado uma assistência. Aos 30 anos, o defesa esquerdo angolano está a cumprir a segunda época no FAR Rabat e é treinado por um português. Alexandre Santos. Exatamente, o mesmo que já o tinha treinado no Petro de Luanda, tendo-se reencontrado na capital marroquina.
Há um segundo jogador com sangue angolano nesta Champions League. Falamos de Ieltsin Camões, avançado do Al Ahly, do Egito, que terminou a fase de grupos como líder também do Grupo B, com 10 pontos (duas vitórias e quatro empates). Mas um ponto do que o segundo classificado, o FAR Rabat. Ieltsin Camões é luso-angolano, já que nasceu em Luanda, em 1999, mas mudou-se com os pais para Portugal com apenas um ano de idade. Começou a formação no Sporting, depois acompanhou os pais para nova emigração, agora em Inglaterra. Continuou a formação no Macclesfield Town, de Manchester, antes de regressar a Portugal, mais concretamente à ilha da Madeira, continuando a jogar no Marítimo e Nacional. Em 2021, já sénior, apostou na suécia, tendo mostrado dotes de goleador no Skelleftea e IK Brage. Foi então contrato pelo Tromso, da Noruega, que o emprestou ao Al Ahly, do Egito, com compra obrigatória mediante o atingir de vários objetivos.
O Al Ahly é o Real Madrid de África, passe a expressão, já que venceu a Liga dos Campeões por 12 vezes, a última das quais em 2024. E já venceu a competição com dois dos mais emblemáticos jogadores da história do clube: os angolanos Flávio Amado e Gilberto.
Finalmente, mais um internacional angolano em prova na CAF, mas desta fez na Taça Confederação, a segunda mais importante prova continental de clubes. Falo-vos de Chico Banza, jogador do Zamalek, do Egito. Esta época, o avançado de 27 anos participou em três jogos na Taça Confederação.
Vamos agora conferir o nome dos clubes apurados para os quartos de final da Liga dos Campeões: Pyramids e Al Ahly (Egito); Berkane e FAR Rabat (Marrocos); Al Hilal (Sudão); Mamelodi Sundowns (África do Sul), Stade Malien (Mali) e Esperance (Tunísia).