Diogo Travassos comemora efusivamente o golo marcado no Estádio da Luz no fim de semana (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Diogo Travassos volta 'a voar' ao Sporting

Lateral/extremo cedido ao Moreirense atravessa melhor momento da carreira, demonstra diversas virtudes e Rui Borges tem um plano para ele

Após uma época bem-sucedida de empréstimo ao Moreirense, Diogo Travassos regressa ao Sporting no início da próxima temporada pronto para voltar a voar. Se olharmos para 2025/26, conclui-se facilmente que atravessa o melhor momento da carreira, fruto de cinco golos em 27 jogos pelos cónegos. Esteve em destaque no último encontro dos minhotos, quando marcou ao Benfica (1-1), num jogo em que a equipa de Vasco Botelho da Costa viria a ser goleada (1-4), mas onde o jovem aproveitou com classe um deslize de Samuel Dahl.

Não será só por esse momento que Rui Borges o chamará de volta a Alvalade, mas sim pelo crescimento em Moreira de Cónegos. Adaptado de lateral a extremo, consolidou o desenvolvimento tático e acrescentou ao portfólio o aspeto fundamental do jogo: o golo. Rui Borges sempre se mostrou admirador das qualidades do jogador, que cumpriu quase toda a pré-época de 2025/26 e só não ficou devido ao excesso de contingente nas alas — Fresneda e Vagiannidis na direita; Maxi Araújo, Mangas e Matheus Reis na esquerda. O empréstimo visou a regularidade num coletivo com princípios similares ao leão: posse, circulação e jogo associativo.

Travassos ganhou o trunfo da polivalência ao atuar quase sempre como extremo, mas, para já, Borges projeta-o como lateral para julho/agosto.
Há dúvidas quanto à continuidade de Fresneda, cobiçado em Inglaterra, e de Maxi Araújo, desejado pela elite europeia. Travassos tem a vantagem de jogar nas duas faixas, embora o pé dominante seja o direito,mas por exemplo,. no Troféu Cinco Violinos diante do Villarreal, em julho, quando Ricardo Mangas ainda não tinha chegado, entrou para lateral esquerdo.

Com contrato até 2030, renovado em julho passado, o lateral recebeu uma prova da confiança da SAD e tem correspondido às expetativas.
A cláusula de rescisão, essa, coloca-o a salvo de apetites mais vorazes de tubarões europeus, pois está nos €80M.

A experiência internacional, fator muito importante num clube da dimensão do Sporting, também já é alguma, pois soma 19 internacionalizações desde os sub-15 até aos sub-21, patamar a que chegou esta temporada. Os golos são dois, até ao momento e neste último escalão.
Produto da casa, onde chegou com apenas e só cinco anos, Diogo Travassos somou rodagem no Estrela e no Moreirense. Com duas épocas de Liga, está agora no ponto de rebuçado e pronto a desembrulhar por Rui Borges.