Cristóvão Carvalho, candidato à presidência do Benfica — Foto: Miguel Nunes
Cristóvão Carvalho, candidato à presidência do Benfica — Foto: Miguel Nunes

Cristóvão Carvalho: «No Benfica, o futuro escreve-se com ambição!»

'Tribuna Livre' é um espaço de opinião de A BOLA aberto ao exterior, este da responsabilidade de Cristóvão Carvalho, candidato à presidência do Sport Lisboa e Benfica

No Sport Lisboa e Benfica, como tão bem define o nosso lema, DE TODOS UM, que é como quem diz, cada benfiquista dá a alma por todos e todos dão a alma por cada benfiquista, a paixão é comum e única, e o amor ao emblema e às camisolas encarnadas é incondicional.

Isso não impede os benfiquistas de se sentirem absolutamente livres de viver o clube à sua maneira e de assumir as suas preferências.

Nem todos elegemos os mesmos atletas ou os mesmos treinadores; nem todos temos gosto pelas mesmas modalidades; nem todos podem dedicar o mesmo tempo ao Glorioso.

O essencial, volto a sublinhar, é a paixão única e, essa sim, comum, que todos nós, benfiquistas, sentimos pelo Sport Lisboa e Benfica.

É esse sentimento comum, essa paixão que nos une, incomparavelmente mais forte do que algum ponto que nos possa dividir, que faz do Sport Lisboa e Benfica o maior clube de Portugal e um dos maiores clubes do Mundo!

Sou, pois, um benfiquista igual a todos os benfiquistas.

Um sócio de bancada, de cachecol ao pescoço e de coração ao rubro.

Não sou um notável daqueles que se habituaram a aparecer e a promover uma imagem na televisão.

Sou um benfiquista simples, genuíno, com uma ligação profunda e inabalável ao nosso clube.

Como milhões de outros benfiquistas, cresci a viver o Benfica com paixão, emoção, orgulho e esperança.

Foi essa mesma paixão e, acreditem, um genuíno sentido de missão, que me me levou a apresentar candidatura à presidência do nosso Sport Lisboa e Benfica.

Respeitando diferenças, mas apontando a um objetivo comum, o de tornarmos ainda maior, mais forte, mais ambicioso e mais vencedor o nosso Sport Lisboa e Benfica.

Apresento uma candidatura baseada num projeto, com compromisso e responsabilidade.

Sou dos que acreditam que o Benfica merece mais.

Muito mais.

O Benfica não é apenas o maior clube de Portugal. Está longe de ser, aliás, apenas um clube de Portugal.

O Benfica é um clube do Mundo!

Um grande clube do Mundo!

Um dos maiores clubes do Mundo!

Merece, repito, mais ambição.

Merece muito mais ambição.

Merece uma verdadeira ambição europeia, um grande projeto europeu, de acordo com a sua grandeza e de acordo com a sua história!

Merece um rigoroso e mais eficaz profissionalismo, merece outra visão e, acima de tudo, merece um projeto de longo prazo que una os sócios em torno de um caminho claro, desafiante, transparente e exigente!

É por isso que me apresento com uma visão para 12 anos, por acreditar que conseguiremos, em 12 anos, encher de muito mais orgulho cada um dos benfiquistas. Não é um plano com objetivos para daqui a 12 anos. Nada disso.

Tem de ficar claro que é um plano para conseguirmos, nestes próximos 12 anos, devolver ao Sport Lisboa e Benfica nomeadamente o carisma, a dimensão, o relevo e a ambição europeias que fomos deixando que se perdesse.

É um plano sólido e realista, que ultrapassa os ciclos eleitorais e que se baseia na ambição desportiva, na profissionalização e no rigor orçamental.

Os benfiquistas merecem não ser obrigados a pensar pequeno.

Merecem olhar para lá da ambição de vencer, como também desejamos, os títulos e os troféus em Portugal.

Quais são as fronteiras do Benfica?

As fronteiras do Benfica são as fronteiras do País?

Não.

Claro que não!

As fronteiras do Benfica são as fronteiras do Mundo, porque foi a competir internacionalmente que o nosso Benfica cresceu!

Temos, por isso, de ambicionar ganhar em Portugal e vencer também na Europa. Temos de ser o clube que intimida e que faz tremer os adversários.

O Sport Lisboa e Benfica tem profunda raiz universal e tem de continuar a ser um dos mais importantes clubes mundiais não apenas pelo que fez no passado, mas pelo que se espera que faça no presente e fará no futuro.

É por isso que, no Sport Lisboa e Benfica, esse futuro se escreve com ambição.

Ambição pelo domínio do futebol e do desporto nacional, mas também pelos indispensáveis sucessos europeu e internacional.

O Sport Lisboa e Benfica é maior que qualquer presidente, maior que qualquer treinador, maior que qualquer atleta.

O que quero, e todos os benfiquistas querem, certamente, é colocar o Sport Lisboa e Benfica no legítimo e devido lugar de clube líder do futebol mundial.

E a estratégia passa por:

— ligação genuína, transparente e próxima com os sócios

— busca constante pela excelência na Formação

— gestão financeira que crie valor para o presente e para o futuro do Sport Lisboa e Benfica

Sonhamos alto?

Não!

Ambicionamos mais e melhor, isso sim!

Trabalhando muito, e diariamente, para que a nossa instituição seja um exemplo de profissionalismo, inovação e competência a nível internacional, dentro e fora de campo.

Privilegiamos sempre o ecletismo do clube como função de responsabilidade social, promotora dos valores nobres do desporto e formadora das novas gerações de atletas e elevar a gestão das modalidades desportivas a um modelo profissional moderno, focado no sucesso desportivo e alicerçado em valores de sustentabilidade financeira.

Crescer juntos, vencer juntos, transformar o Benfica juntos.

É este o meu compromisso, é este o nosso propósito.

PELO BENFICA!

PELOS BENFIQUISTAS!