Telmo Arcanjo a celebrar - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+
Telmo Arcanjo a celebrar - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+

Conquistadores ofereceram a coroa que Telmo tentou recuperar (as notas do V. Guimarães)

Cabo-verdiano recolocou a equipa na discussão do resultado, mas foram dados demasiados tiros nos pés por parte dos vitorianos

O Vitória de Guimarães vinha de quatro jogos na Liga sem sofrer golos - 395 minutos seguidos. Isso acabou ante o Sporting devido a um erro grave de Samu que Trincão soube aproveitar. João Mendes, sempre ativo, assistiu o adversário com um corte contra o poste.

O lateral deu (23’) o maior sinal de perigo no Vitória, na 1.ª parte, concluída com outro erro de palmatória. Mangas cruzou à-vontade na esquerda e Abascal abordou mal o lance, não vendo que Ioannidis estava solto para finalizar.

Luís Pinto acertou ao colocar Telmo Arcanjo e Diogo Sousa nos lugares de Camara (algo desapoiado) e de Mitrovic (que sentiu dificuldades no meio-campo) ao intervalo. A equipa foi mais pressionante, forçou o erro do adversário e ganhou confiança. Tudo impulsionado pelo golo de Telmo Arcanjo (50’), com um forte remate e uma oferta natalícia de Rui Silva.

Gonçalo Nogueira também ganhou outra dimensão no meio-campo, mas todo esse esforço desfez-se com uma oferta de Juan Castillo, a levar (63’) a bola para dentro da própria baliza, depois de uma bola aparentemente perdida de Luis Suárez. O colombiano também fez uma defesa incompleta a um tiro de Suárez, permitindo que Maxi Araújo sentenciasse (79’) o jogo.

Galeria de imagens 30 Fotos

Com o jogo decidido, Nélson Oliveira ainda deixou a sua marca da pior maneira, ao pisar Gonçalo Inácio e a ver o vermelho direto.

A figura: Telmo Arcanjo (7)
Ajudou a alterar por completo a faceta ofensiva do Vitória com a sua entrada, marcando logo com um forte remate que obrigou Rui Silva a cometer um enorme erro. Insistiu em alguns cruzamentos inconsequentes, mas trouxe imprevisibilidade e dinâmica a um ataque que, sem ele, sempre foi mais fácil para o Sporting conter.

As notas dos jogadores do Vitória de Guimarães: Juan Castillo (4); Miguel Maga (5), Thiago Balieiro (5), Rodrigo Abascal (4), João Mendes (5); Gonçalo Nogueira (6), Matija Mitrovic (5); Oumara Camara (5), Samu (4), Noah Saviolo (5); Alioune Ndoye (5). Telmo Arcanjo (7), Diogo Sousa (6), Nélson Oliveira (4), Fabio Blanco (-) e Ricardo Rocha (-).