Manhã animada na zona do Duomo, no aquecimento para o Milan-Benfica da noite desta quarta-feira
Nélson Feiteirona Nélson Feiteirona

Começou a invasão benfiquista a Milão... com direito a ritual

Adeptos rodaram sobre o touro da Galleria para dar sorte a hora do grande duelo Milan-Benfica

MILÃO — As ruas do centro de Milão tingiram-se de encarnado a poucas horas do pontapé de saída do duelo entre Milan e Benfica, no arranque da fase de liga da UEFA Europa League. Concentrados entre a praça do Duomo e a imponente Galleria Vittorio Emanuele II, centenas de adeptos benfiquistas deram cor, voz e otimismo à comitiva encarnada na Lombardia.

Em plena galeria, entre cânticos e camisolas encarnadas, os benfiquistas não quiseram deixar o resultado ao acaso e cumpriram à risca o famoso Ritual do Touro, tradição que remonta ao século XIX e que nasceu como provocação dos milaneses aos rivais de Turim (o touro é o símbolo da cidade rival): diz a lenda que colocar o calcanhar do pé direito no mosaico do touro e dar uma volta completa de 360 graus atrai toda a sorte do mundo.

O famoso Touro no coração das galerias Vittorio Emanuele II, em Milão

Curiosamente, o fluxo incessante de visitantes ao longo das décadas desgastou tanto a pedra que abriu um buraco no próprio mosaico, exigindo restauros frequentes. Mas hoje, o chão da galeria pertenceu aos adeptos das águias. Entre giros supersticiosos, sorrisos e o tradicional «Força Benfica!», a massa encarnada fez a sua parte para garantir que a sorte sorri à equipa esta noite no mítico San Siro.

A iniciar sessão com Google...