Debast lesionou-se na partida com o Marselha para a Liga dos Campeões, a 22 de outubro, mas está de volta - Foto: IMAGO
Debast lesionou-se na partida com o Marselha para a Liga dos Campeões, a 22 de outubro, mas está de volta - Foto: IMAGO

Com tanto problema... Sporting vai usar a 15.ª linha defensiva da época!

Só nos onzes iniciais. Agora Maxi está castigado, Mangas e Quaresma estão lesionados e Diomande está ainda na CAN. Com Casa Pia mais um improviso

A cabeça de Rui Borges continua bem quente, tantas são as dores de cabeça que tem sofrido nos últimos tempos. Múltiplos lesionados (Quenda, Pedro Gonçalves e Nuno Santos de longa duração e Ricardo Mangas, Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma recentemente), castigados (Maxi Araújo e Morten Hjulmand) e ausentes na CAN (Ousmane Diomande).

Felizmente para o treinador leonino, Gonçalo Inácio já cumpriu o jogo de castigo pela expulsão frente ao Gil Vicente, Geny Catamo está de volta após a eliminação de Moçambique nos oitavos de final da CAN, e Daniel Bragança já esteve num jogo do Sporting B e no banco de suplentes na meia-final da Taça da Liga.

Os problemas, porém, continuam a ser imensos. Com a lesão de Eduardo Quaresma e o castigo de Maxi Araújo para o jogo com o Casa Pia no próximo dia 16, em Alvalade, Rui Borges vai ter, mais uma vez, de improvisar no setor defensivo. Até ao momento, em 29 jogos oficiais em 2025/2026 (Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça Cândido de Oliveira e Liga dos Campeões), o treinador dos leões já colocou em campo nada menos de 14 linhas defensivas: oito com Fresneda a lateral direito e seis com Vagiannidis; sete com Maxi Araújo no lado esquerdo da defesa, seis com Mangas e uma com Matheus Reis; Gonçalo Inácio já fez dupla com Diomande, Debast, Eduardo Quaresma; Diomande fez o mesmo com Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma; Eduardo Quaresma com Gonçalo Inácio, Diomandé e Matheus Reis; Debast, por força da lesão que sofreu, apenas fez dupla com Gonçalo Inácio.

Agora, frente ao Casa Pia, estão disponíveis dois laterais direitos (Fresneda e Vagiannidis), um lateral-esquerdo (Matheus Reis) e, para já, dois defesas centrais do habitual plantel principal (Gonçalo Inácio e, dentro de oito dias, provavelmente Debast). A Costa do Marfim defronta depois de amanhã o Egito nos quartos de final da CAN e, se os marfinenses forem eliminados, Rui Borges poderá contar com Diomandé para o encontro com o Casa Pia. Esteja ou não disponível o jovem defesa central africano, Rui Borges apresentará frente aos gansos a sua 15.ª linha defensiva da temporada. Debast e Diomandé já jogaram com Gonçalo Inácio no eixo da defesa, mas nunca sem o castigado Maxi Araújo ou o lesionado Mangas na esquerda.