«Com o potencial que tem, Debast joga em qualquer posição!»
Terá sido, por certo, uma das melhores notícias dos leões nas últimas semanas, marcadas por constantes lesões, problemas físicos e castigos que foram limitando soluções para Rui Borges. Falamos da afirmação de Debast numa zona central do terreno, como médio de referência. Um regresso às origens deste jovem belga, de 21 anos, que tem marcado posição face à razia de opções no centro do terreno. E sem a presença de Hjulmand, o belga tem dado conta do recado.
As duas assistências no recente triunfo sobre o Estoril (3-1) são prova da boa resposta. Uma visão de jogo aliada a uma boa capacidade técnica que tem feito a diferença em terrenos mais adiantados.
«Sei que o Debast gosta de ser defesa, mas sei também que fará o melhor onde puder ser solução. Onde o treinador entender. Com o potencial que tem, Debast pode jogar em qualquer lugar ou posição. E isso é notório em campo. Quando está ali dá sempre 200 por cento pelo clube e pela equipa», disse a A BOLA Bart Pauwels, tio do internacional belga, que foi um dos seus primeiros treinadores.
Vemos os jogos do Sporting todos juntos, a família toda, e estamos a gostar de cada jogo em que tem estado ali. Portugal e o Sporting foram um grande passo para ele, mas o Zeno tem estado muito bem. Se gosta mesmo de jogar a médio? Ele gosta de jogar, ponto!
A exigência da mudança tem sido grande. Debast foi obrigado a ganhar uma maior abrangência no campo e, com isso, um maior desgaste físico, bem diferente de uma posição central, mais posicional.
«Sim é verdade. Não dá para comparar. Um médio tem de estar em constante movimento, mas como tem sido possível ver está a sentir-se bem mais confortável e acredito que possa crescer muito mais nesse lugar», confessou.
Próximo da família, Bart Pauwels reforçou a aprovação de todos destas novas funções. «Vemos os jogos do Sporting todos juntos, a família toda, e estamos a gostar de cada jogo em que tem estado ali. Portugal e o Sporting foram um grande passo para ele, mas o Zeno tem estado muito bem. Se gosta mesmo de jogar a médio? Ele gosta de jogar, ponto!», finalizou.
Leão muda abordagem ao mercado
Os elogios públicos de Rui Borges no final da partida com o Estoril foram bem recebidos na Bélgica. De resto, o técnico dos leões, sabe A BOLA, está plenamente convencido com a adaptação. E, nesta fase, mesmo com o iminente regresso de Hjulmand e Morita ao lote de disponíveis, Debast vai mesmo entrar na rotação nessa posição mais central do meio-campo. Para o presente e para o... futuro. Aposta forte no arranque da temporada — contratação junto do Anderlecht implicou um investimento de €15 milhões — Debast vai ser incluído no lote de opções (também) para o miolo.
E com a saída de Morita no final de 2024/2025, como A BOLA adiantou, o Sporting já olhava para o mercado em busca de potenciais alternativas. Certo é que a resposta de Debast (além da recente afirmação de João Simões) poderá levar o leão a uma abordagem diferente ao mercado para uma posição onde só existe uma peça indiscutível: Morten Hjulmand. Agora com a sombra de Zeno Debast, que continua a ganhar pontos...