Cimeira no Alasca entre Trump e Putin termina «sem acordo»

Presidente norte-americano disse que vai agora contactar NATO, União Europeia e Zelensky

Donald Trump admitiu esta sexta-feira que a reunião com Vladimir Putin no Alasca falhou no alcançar de um entendimento total.

«Não conseguimos chegar a um entendimento. Não há acordo ainda. Vou telefonar aos representantes da NATO, aos líderes europeus e a Zelensky», disse o presidente dos Estados numa conferência de imprensa conjunta com o congénere russo.

A cimeira, que decorreu num contexto de forte tensão internacional, tinha como objetivo aproximar posições sobre questões de segurança global e o conflito na Ucrânia. Apesar de reconhecer avanços em alguns pontos, Trump reconheceu a existência de divergências.

Vladimir Putin também afirmou que são necessárias novas negociações sobre o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, considerando Donald Trump um desbloqueador de conversações. Reiterou que a Ucrânia é central e que o conflito envolve «ameaças fundamentais» à segurança do país a que preside.

O governante garantiu que a Rússia está «sinceramente interessada» num fim da guerra. Putin disse ainda concordar com Trump sobre a necessidade de garantir a segurança da Ucrânia e espera que o acordo alcançado ajude a aproximar os países da paz.