Choque nos Jogos! Ilia Malinin cai duas vezes e Shaidorov conquista o ouro
A noite que prometia ser de coroação de Ilia Malinin nos Jogos Olímpicos acabou por não se concretizar. Depois da exibição no arranque do torneio, que o colocou no centro das atenções, havia a expectativa de o Quad God (Deus do Quad) executar pela primeira vez um Axel quádruplo, mas o que se assistiu foi ao colapso do norte-americano, que cedeu à pressão no programa livre de patinagem artística, vendo a medalha de ouro premiar Mikhail Shaidorov.
Com 21 anos, Malinin foi o último a competir, cometeu erro após erro, incluindo duas quedas, depois de falhar a descolagem do gelo para o Axel quádruplo, e terminou a noite fora do pódio... em 8.º lugar! O surpreendente revés foi classificado por alguns especialistas como uma das maiores reviravoltas na história dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Visivelmente afetado no final da competição, Malinin mostrou-se abalado à beira da pista: «Não esperava isto. Sentia que tinha entrado nesta competição tão preparado… sinceramente, simplesmente aconteceu. Não consigo processar o que acabou de acontecer… não tenho palavras.»
Mas Malinin não foi o único a surpreender a assistência com a sua fraca prestação. Antes dele, outros cinco patinadores cometeram grandes erros, encabeçados pelo patinador que representava a França, Adam Siao Him Fa, que falhou repetidamente os elementos e caiu várias vezes.
O vencedor foi um cazaque, Mikhail Shaidorov, de 21 anos, que viu com estupefação como os outros favoritos caíram um após o outro, enquanto ele permanecia no 1.º lugar. Foi a primeira medalha de ouro para o Cazaquistão nestes Jogos Olímpicos.