Rudi Johnson - Foto: IMAGO

Choque na NFL: antigo jogador encontrado morto em casa aos 45 anos

Rudi Johnson, antigo jogador dos Cincinnati Bengals, sofria de encefalopatia traumática crónica, uma condição que afeta o cérebro e que é causada sobretudo por traumatismos cranianos repetidos, como concussões

Rudi Johnson, antigo jogador dos Cincinnati Bengals, da NFL (Liga de futebol norte-americano), foi encontrado morto em casa aos 45 anos, confirmaram as autoridades policiais da Florida.

«O Rudi era uma ótima pessoa e um excelente running back. Era confiável como jogador e muito popular entre os colegas de equipa. Todos gostavam dele e o viam como um amigo querido. Estamos profundamente tristes com a sua morte», declarou o presidente dos Bengals, Mike Brown, em comunicado.

De acordo com a imprensa norte-americana, Johnson sofria de encefalopatia traumática crónica, uma condição que afeta o cérebro e que é causada sobretudo por traumatismos cranianos repetidos, como concussões, algo que impacta muitos jogadores da NFL ao longo da carreira, devido ao elevado número de pancadas que levam na cabeça.

A esse propósito, o agente do antigo atleta, Peter Schaffer, pediu que se faça mais para combater a doença. «Estas circunstâncias trágicas também devem surgir como uma chamada de atenção. A NFL e a comunidade científica precisam de fazer mais – mais pesquisa, mais inovação em possíveis tratamentos, mais prevenção e mais apoio aos doentes. Jogadores do passado, do presente e do futuro merecem nada menos do que isto», afirmou, num comunicado citado pela NBC News.

A causa da morte, diga-se, não foi revelada. Ao longo da sua carreira, Johnson deixou uma profunda marca ao serviço dos Bengals, onde jogou de 2001 a 2007. Passou a última temporada da carreira nos Detroit Lions. Era reconhecido como um dos running backs mais fiáveis e robustos da sua geração.