Pedro Neto a festejar o seu primeiro golo desta edição da Premier League
Pedro Neto a festejar o seu primeiro golo desta edição da Premier League - Foto: IMAGO

Chelsea atropela West Ham com toque português

'Blues' golearam os 'Hammers', mas até começaram a perder. Pedro Neto fez um dos golos, ex-Benfica também marcou, e João Pedro foi o melhor em campo

Vitória incontestável. Apesar da entrada em falso na Premier League - empate a zero em casa com o Crystal Palace -, o Chelsea teve um novo duelo londrino e, mesmo tendo começado a perder logo aos seis minutos, ganhou tranquilamente no terreno do West Ham e com direito a goleada, 5-1!

Ainda antes do golo, ou melhor, do início da partida, Enzo Maresca teve logo uma má notícia: Cole Palmer sofreu uma lesão no aquecimento e, por precaução, não foi a jogo, sendo substituído por Estêvão no onze inicial, mas ficando no banco de suplentes a assistir ao encontro com cara de poucos amigos.

Sem a sua principal estrela, bastaram apenas seis minutos para os visitados inaugurarem o marcador e graças a um golaço de Paquetá. O brasileiro fez história e tornou-se no terceiro jogador na história a fazer o primeiro golo do seu clube numa nova edição da Premier League, depois de Paolo Di Canio e Mark Noble.

Porém, a resposta do adversário surgiu quase de imediato, em cima do primeiro quarto de hora, e foi da cabeça de João Pedro, reforço que brilhou no Mundial de Clubes, mas que ainda não tinha faturado no campeonato inglês pelos blues. O cruzamento foi de Cucurella.

Segundos depois, os hammers pensavam que tinham voltado à vantagem na partida, mas o tento de Fullkrug foi anulado pelo VAR, devido a fora de jogo. A partir daí, o Chelsea foi claramente mais forte e conseguiu rapidamente a reviravolta no marcador, graças a um golo português: Pedro Neto.

Três golos em 23 minutos, mas não ia ficar por aqui. Dez minutos depois, numa excelente jogada coletiva e a primeiro toque, Estêvão fez esquecer por momentos a ausência de Palmer e encontrou Enzo Fernández na área, que só teve de encostar para fazer o 3-1. O brasileiro tornou-se no jogador mais jovem de sempre a assistir pelo Chelsea na Premier League, aos 18 anos.

Com uma desvantagem de dois golos, Graham Potter optou por fazer duas substituições ao intervalo e tentou mudar o rumo dos acontecimentos, mas sem sucesso. Em dois cantos consecutivos, os campeões do mundo marcaram e levaram este triunfo para contornos de goleada.

Primeiro, aos 54 minutos, Caicedo aproveitou um erro gravíssimo do guarda-redes Hermansen, que saiu mal à bola e acabou por assistir o equatoriano. Quatro minutos depois, a defesa oponente ficou aos papéis e Chalobah aproveitou para fazer o quinto, com a segunda assistência de João Pedro no jogo.

Ainda com meia hora restante, os adeptos do West Ham, claramente frustrados com mais um péssimo resultado - isto depois da derrota em casa do recém-promovido Sunderland, por 0-3 -, começaram a sair do estádio em massa. Maresca aproveitou a vantagem confortável para rodar os jogadores, mas Dário Essugo não saiu do banco de suplentes. Chelsea é líder, para já, com quatro pontos, enquanto o seu adversário é último.