Neemias Queta, jogador dos Boston Celtics
Neemias Queta, jogador dos Boston Celtics

Celtics batem recorde da NBA

Equipa de Boston bate número de triplos numa época dos Golden State Warriors

Os Boston Celtics esmagaram os Phoenix Suns no seu pavilhão por 123-103. O atual campeão da NBA disparou no final do primeiro quarto, com uma série de 8-0, chegando ao primeiro intervalo a vencer por 31-22. Neemias Queta jogou dois minutos, registando dois pontos e dois ressaltos.

De seguida, com um parcial de 12-0 no início do segundo quarto, aumentou a vantagem para 46-26, não mais olhando para trás. Os Celtics mantiveram uma vantagem confortável, que nunca mais desceu abaixo dos dois dígitos, alcançando assim a sua 57ª vitória.

Os Celtics bateram ainda o recorde de triplos numa só época da NBA, atingindo já na primeira parte a marca de 1.364 pontos, superando o recorde dos Golden State Warriors na temporada 2023/24. Os Celtics foram liderados por Jaylen Brown, com 31 pontos, Jayson Tatum, com 23 pontos, oito ressaltos e oito assistências, Kristaps Porziņģis, com 15, Derrick White e Luke Kornet, ambos com 12 pontos. Nos Suns, destaque para Devin Booker, com 37 pontos.

Os Oklahoma City Thunder viram a sua série de 11 vitórias consecutivas interrompida no Texas, às mãos do Houston Rockets, que consolidou o segundo lugar na Conferência Oeste, logo atrás do seu adversário desta noite.

Os Rockets encontraram a fórmula para travar Shai Gilgeous-Alexander, que esteve abaixo do seu nível habitual, marcando 'apenas' 22 pontos, com 45% de aproveitamento nos lançamentos de campo (1/6 da linha de três pontos, 9/16 de dois pontos). O base canadiano ainda contribuiu com oito assistências e quatro ressaltos.

Por outro lado, Houston, liderados pela dupla Jalen Green - Alperen Şengün, entrou com grande intensidade e chegou ao intervalo com uma vantagem de 16 pontos (69:53), entrando no último quarto a vencer por 11 (96:85), vantagem que conseguiu manter até ao final, somando a sua 51ª vitória. Green terminou a partida com 34 pontos e cinco assistências, secundado por Şengün, com 31 pontos e quatro passes decisivos. Do lado do Oklahoma, o mais eficaz foi Jalen Williams, com 33 pontos, além de Gilgeous-Alexander, destaque ainda para Chet Holmgren, com 20 pontos.

Os Cavaliers arriscaram em San Antonio, apesar da vantagem de 17 pontos ao intervalo (67-50), mas acabaram por conseguir o triunfo por 114-113. Os Spurs conseguiram aproximar-se a pouco mais de dois minutos do fim, reduzindo a desvantagem para apenas cinco pontos (112-107), mas não tiveram forças para completar a reviravolta.

O mais eficaz nos Cavaliers foi Donovan Mitchell, com 25 pontos e sete assistências, enquanto Evan Mobley marcou 25 pontos, com 12 ressaltos e cinco passes decisivos. Destaque ainda para Darius Garland, com 19 pontos e sete assistências, e Deandre Hunter, com 18 pontos e sete ressaltos. Nos Spurs, Devin Vassell liderou a pontuação com 24 pontos, Harrison Barnes acrescentou 23 e Stefan Castle, além dos 22 pontos, registou 11 assistências e nove ressaltos.