Ian Cathro, treinador do Estoril - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+
Ian Cathro, treinador do Estoril - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+

Cathro incisivo: «Não quero ouvir falar do cansaço do FC Porto. Estou muito curioso...»

Treinador do Estoril enalteceu a postura dos seus jogadores no Dragão, mas lembrou que «a vida não é justa»

Ian Cathro, treinador do Estoril, já habituou o futebol português a intervenções incisivas e, após o jogo deste domingo no Dragão, que o FC Porto venceu por 1-0, manteve-se fiel à postura já demonstrada anteriormente, pedindo «justiça» na análise ao encontro da 12.ª jornada da Liga.

—O Estoril faz uma boa exibição no Dragão. Como olha para o desempenho da equipa?

—Não sabemos fazer outra coisa. A minha ideia para esta equipa, a minha ideia de vir para cá, era para tentar fazer algo diferente. Não vamos jogar com medo, nunca vamos fazer isso. Infelizmente, não somámos os pontos que refletem a qualidade do nosso trabalho e dos jogadores, mas é muito importante que a malta no estúdio e que quem escreve as coisas que não falem sobre o jogo do FC Porto na quinta-feira e sobre jogadores cansados. Espero que não seja assim. Nunca vou falar em injustiça, a vida não é justa. Mas tem de haver justiça na análise à qualidade e ao trabalho dos jogadores. Espero que haja justiça nesta análise pelos nossos jogadores.

—Joga olhos nos olhos com o FC Porto, no Estádio do Dragão...

—A minha responsabilidade é sempre tentar melhorar. Vamos defrontar adversários diferentes, com rotinas diferentes. Tentamos jogar como um grande, mas não somos um grande. Nem temos esses recursos. Mas temos humildade, trabalho e capacidade de ajustar, de tirar o máximo do nosso plantel. É preciso ter um treinador com capacidade para ser versátil para que isso seja possível.

—O Guitane fez uma grande exibição no Dragão...

—Podes falar do Guitane e de mais cinco ou seis… Percebo a pergunta, mas seria absurdo para mim não fazer isso. Não consigo responder com mais explicações. Não consigo ver o outro lado, sou assim.

Galeria de imagens 33 Fotos

—Sai orgulhoso deste jogo?

—Saio muito curioso para ver como é que as pessoas vão falar deste jogo. Não quero ver notícias a falar do cansaço do adversário, que permitiu ao Estoril crescer e fazer um jogo mais ou menos. Quero ler sobre a nossa qualidade de jogo e dos nossos jogadores.