Catarina Dias garantiu o ouro no kickboxing e a 10.º medalha para Portugal na China. Foto COP/Francisco Paraíso

Catarina Dias conquista terceiro ouro para Portugal

A lutadora venceu a final de kickboxing (K1 70kg) e aumentou para 10 o número de medalhas da missão portuguesa nos Jogos Mundiais de Chengdu, que decorrem na China

Catarina Dias conquistou esta quinta-feira o primeiro lugar na competição de kickboxing (K1 70kg). A qualificação para a final já tinha garantido a 10.ª medalha conquistada por Portugal nos Jogos Mundiais de 2025, em Chengdu, na China, mas com a vitória a lutadora assegurou o metal mais precioso, valendo a terceira medalha de ouro para a missão.

A portuguesa impôs-se na final de -70 kg à israelita Polina Grossman, líder do ranking mundial e atual campeã da Europa, ao vencer por pontos (2-1), assegurando o terceiro ouro à missão portuguesa, reeditando os feitos dos ginastas Gabriel Albuquerque e Lucas Santos, no trampolim sincronizado, e de Diana Gago, no duplo minitrampolim.

Catarina Dias nos Jogos Mundiais 2025. Foto COP/Francisco Paraíso

Portugal soma agora 10 medalhas, o dobro das alcançadas em Cali2013 e em Birmingham2022, nos quais detinha os melhores resultados de sempre em Jogos Mundiais, e a meta com que partiu para a China.

Além das medalhas de ouro, a missão portuguesa conta outras sete subidas ao pódio, com três pratas de Lara Fernandes e Guilherme Henriques (par misto de ginástica acrobática), Pedro Ramalho (ju-jitsu) e da seleção masculina de andebol de praia e quatro bronzes, dois do canoísta José Ramalho, um da dupla Beatriz Carneiro e Inês Faria (ginástica acrobática) e outro de Miguel Lopes e Gonçalo Parreira (ginástica acrobática).

A 12.ª edição dos Jogos Mundiais decorre até domingo, em Chengdu, na China, e envolve disciplinas e modalidades não olímpicas, no entanto reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI).