Avião da companhia FlyDubai
Avião da companhia FlyDubai
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

Conflito físico entre pilotos força aterragem de emergência de avião que ia para Israel

Avião partiu do Dubai e foi forçado a parar na Arábia Saudita; desceu dos 33.000 para os 17.000 pés, emitindo um alerta de emergência; fontes sugerem que copiloto tentou sabotar o voo

Um avião comercial da companhia FlyDubai, que realizava a ligação entre o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o aeroporto Ben Gurion, em Israel, foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência na Arábia Saudita, na sequência de uma discussão física entre os dois pilotos dentro da cabine.

O episódio gerou primeiro o receio imediato de um possível sequestro e levou a Força Aérea israelita a acionar caças de combate para intercetar o aparelho que transportava dezenas de cidadãos nacionais. Os dados de rastreamento do voo mostram que a aeronave, que levava 180 passageiros a bordo, desceu 17.400 pés em pouco mais de dois minutos O incidente levou o primeiro-ministro e o ministro da Defesa de Israel a realizarem uma reunião de segurança.

As autoridades israelitas confirmaram posteriormente que a situação estava controlada e que todos os passageiros e tripulantes a bordo se encontravam em segurança. Segundo o Channel 12 de Israel, citando fontes israelitas, o copiloto poderá ter tentado tomar o avião para o despenhar, o que acabou por levar a uma disputa com o piloto e com alguns passageiros, que acabaram por conseguir controlar a situação.

A aeronave, um Boeing 737 Max 8, aterrou em Tabuk, local que alberga uma base civil e militar no reino saudita. De acordo com os dados de monitorização da plataforma FlightRadar24, cerca de duas horas e meia após a partida, o avião desceu abruptamente dos 33.000 para os 17.000 pés, emitindo um alerta de emergência. Seguidamente, realizou uma trajetória circular errática junto à fronteira com a Jordânia antes de aterrar, sensivelmente uma hora depois.

Em declarações prestadas por telefone ao Channel 12, alguns passageiros relataram momentos de grande tensão, adiantando terem escutado gritos vindos da parte dianteira do aparelho devido à altercação entre os pilotos, antes da descida inclinada e rápida da aeronave. Os passageiros permaneceram dentro do avião no solo, cercados por um forte contingente das forças de segurança sauditas.

Uma passageira disse ao canal israelita i24 que um dos pilotos do voo foi esfaqueado e que houve momentos em que acreditou que iria morrer. «Ouvimos apenas gritos e, depois, a porta da cabina abriu-se e vimos sangue», contou ao canal a passageira, identificada apenas como Miriam. Disse que um dos pilotos ficou ferido e estava a receber primeiros socorros, mas não era claro quem o tinha esfaqueado. A passageira afirmou que o avião estava «completamente fora de controlo».

(em atualização)

A iniciar sessão com Google...