Carlos Vicens, novo treinador do SC Braga, em teste frente ao Celta de Vigo (20 horas, Sport TV 1). FOTO SC BRAGA
Carlos Vicens aponta ao regresso aos triunfos na Liga, no seu primeiro dérbi minhoto. Foto: SC BRAGA

Carlos Vicens: «Temos 0,4 por cento de hipóteses de ganhar o título»

Treinador dos guerreiros do Minho mantém os pés bem assentes na terra e é apologista do pensamento jogo a jogo; técnico espera uma equipa aguerrida e que dê uma boa exibição aos seus adeptos na estreia para qual se diz preparado

A frase «temos 0,4 por cento de ganhar» pode parecer estranha, mas tudo tem o seu contexto. Carlos Vicens, treinador do SC Braga, foi questionado sobre em que patamar via o seu clube na luta pelo título e respondeu da seguinte forma.

«Temos 0,4 por cento de ganhar. Foi transmitido num canal de televisão. O foco está no jogo de amanhã.»

Os guerreiros do Minho arrancam a Liga 2025/26, em casa, frente ao Tondela, este domingo às 20.30 horas, e o técnico, de 42 anos, recordou que a equipa nem sempre tem começado os campeonatos da melhor forma.

«Espero um SC Braga que possa fazer uma grande partida, para dar uma boa exibição aos nossos adeptos. Esse é o objetivo em todos os jogos. Preparamo-nos para ganhar, mas sabemos que é difícil, sabemos que há uma tradição negativa nos arranques das ligas e vamos tentar mudar isso.»

Os arsenalistas vêm de um triunfo na 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, na Roménia, perante o Cluj, mas o novo timoneiro ainda não viu tudo aquilo que pretende para a sua equipa.

«Falámos com os jogadores depois do jogo que há coisas que precisámos melhorar. Mas há outras com as quais estamos satisfeitos, como com o empenho e a vontade de assimilar as ideias. Mas, há muito ainda por melhorar. Contente com a forma como decorreu a pré-época e sobretudo pelo que vejo dos jogadores no dia a dia.»

Carlos Vicens vai estrear-se no nosso campeonato, para o qual só tem elogios e deixou o alerta para evitar qualquer tipo de facilitismo.

«Já o disse quando fui apresentado, o futebol português é muito competitivo e que toda a Europa vê, pelo talento jovem que vai saindo daqui, não só de jogadores, mas também de treinadores que vão provando o seu valor e são dos melhores do Mundo. Uma Liga competitiva, com jogos muito difíceis em todos os fins de semana, em que não podes relaxar e amanhã assim vai ser.»

Gorby tem sido o jogador em destaque neste arranque de temporada, tendo feito dois golos na última partida e o treinador espanhol assumiu que já tinha conhecimento de todo o potencial do médio franco-haitiano.

«Sabíamos. Antes de começar a pré-época observamos os jogadores do plantel e vi as qualidades de todos. Não me surpreende o que estamos a ver de Gorby, porque acredito e sei que tem muita capacidade.»

Vicens demonstrou confiança no trabalho efetuado, no entanto fez questão de lançar outro aviso à navegação e até mencionou uma palavra proibida para si.

«Favorito? Não! São 22 jogadores e outros elementos que o apitam. A palavra favorito, para mim, em conferência de imprensa, não existe. Temos mais rodagem, eu consegui ver mais coisas dos meus jogadores, em competição, que talvez o treinador do Tondela dos seus. Mas, tivemos viagem, descanso e apenas um treino. Amanhã vamos ver como estamos e como o jogo se desenrola.»

Sugestão de vídeo: