SC Braga: indiscutível, totalista e (já) a apontar à melhor época de sempre
Fazer num jogo o mesmo que tinha feito... numa temporada inteira: dois golos.
Ontem, no Estádio Constantin Radulescu, em Cluj-Napoca, na Roménia, Gorby tocou o céu e destacou-se de todos os outros. O jovem médio, que no passado dia 25 completou 23 anos de idade, bisou (algo que nunca tinha conseguido na carreira) e pintou o triunfo (2-1) do SC Braga sobre o Cluj, em partida referente à primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da UEFA Europa League.
Quando, logo aos 17 minutos, apareceu à entrada da área para dar o melhor seguimento à assistência perfeita de Fran Navarro, Gorby começava a escrever uma das mais bonitas páginas da sua (ainda curta) carreira. Depois disso, e por entre as várias ações de extrema relevância que foi contabilizando ao longo do desafio, o franco-haitiano regressou dos balneários ainda com mais fome e cinco minutos após o reatamento voltou a faturar, novamente de pé esquerdo e também na sequência de uma incorporação no processo ofensivo.
Trata-se, no fundo, da confirmação de um talento há muito apreciado na estrutura do SC Braga, clube onde chegou em 2019, ainda para os juniores. Passou, depois, pelos sub-23 e pela equipa B dos bracarenses, até que na época 2021/2022 foi lançado na elite minhota por Carlos Carvalhal (nove jogos e um golo). Ainda contabilizou 13 aparições na temporada seguinte, mas acabaria por ser emprestado ao Paços de Ferreira, em 2023/2024, para ganhar mais andamento, registando 36 partidas, dois golos e uma assistência.
O ano passado explodiu na Pedreira, com 39 encontros e um tento (em todas as competições), e agora já aponta à melhor época da carreira. Titular e totalista nos três jogos oficiais dos arsenalistas, o centrocampista parece extremamente cómodo no novo processo implementado por Carlos Vicens, sendo um dos indiscutíveis para o técnico espanhol.