Carlos Vicens: «A equipa mostrou o que é ser SC Braga»
Carlos Vicens, treinador do SC Braga, referiu que a exibição frente ao FC Porto no Estádio do Dragão foi muito boa, apesar da derrota por 1-2, mas isso não retira o foco de querer voltar ao caminho das vitórias e a primeira oportunidade é já esta quinta-feira (20 horas), perante o Genk na 4.ª jornada da fase regular da UEFA Europa League.
«A equipa mostrou o que é ser SC Braga, como já o fez em outros jogos. Já o transmiti aos jogadores e, apesar da frustração, todos tinham que saber aquilo que fizeram. Ofereceram uma versão que tem de estar presente sempre, frente a um grande rival e num cenário complicado. As ilações foram zero pontos, mas também uma linha de trabalho, de ideia de jogo e de crescimento contínuo, em que a equipa entra sempre para ganhar os jogos. Temos de estar orgulhosos e isso passa-se em todos os jogos. A análise faz sempre parte da nossa semana de trabalho, porque para além de recuperar temos de apontar aquilo que podemos melhorar, pois ainda não somos um produto acabado.»
No entanto, o técnico espanhol admitiu que os belgas podem trazer dificuldades, lembrando o percurso recente da equipa orientada por Thorsten Fink.
«Estamos a crescer, estamos neste processo de nos convertermos na equipa que queremos ser. Vê-se que os jogadores creem nesta forma de fazer as coisas, isso nota-se no dia a dia. Os resultados que estamos a obter na Liga Europa acabam por ser consequência de uma equipa ambiciosa que vai em busca da vitória. Amanhã não vai ser diferente, frente a um adversário que está em terceiro na sua liga que vem de seis jogos sem derrotas, que foi ganhar ao Rangers e empatar com o Betis. Temos de fazer muitas coisas bem se quisermos a vitória», analisou o líder dos arsenalistas, que falou sobre as alterações pontuais que vai fazendo no onze de jogo para jogo.
«Ainda vamos avaliar como estão os jogadores, depois do grande jogo que fizemos no Porto. Com o calendário tão denso, para sermos ambiciosos, sermos competitivos, com personalidade, precisamos que todos cheguem aos jogos nas melhores condições possíveis e por isso todos são importantes, sabemos disso desde o início. Em momentos diferentes já demonstramos que todos são utilizados e importantes. Isto permite que contemos com todos e essas alterações que vamos fazendo não alteram a forma de jogar da equipa.»
Em caso de vitória, frente ao Genk, o SC Braga soma 12 pontos e fica com a qualificação para a próxima fase bem encaminhada. Porém, o treinador, de 42 anos, mencionou que é cedo para se fazerem contas ao apuramento, apontando o foco total para esta partida.
«Não nos diz muito a classificação agora, porque estamos na primeira parte desta fase, o objetivo é ganhar frente a um rival difícil, temos de nos preparar para isso. Vimos de um jogo em que, apesar de termos feito muitas coisas bem, não conseguimos os três pontos. Por isso, amanhã é a primeira oportunidade para esquecer essa frustração. Temos de competir, entrar em campo com tudo para procurarmos a vitória.»
Já sobre a polémica que envolve o jogo dos minhotos com o FC Porto, envolvendo o árbitro do encontro Fábio Veríssimo, Carlos Vicens não se quis alongar nos comentários.
«O clube lançou um comunicado e não tenho que fazer mais comentários. Nós só estamos a trabalhar para recuperar a equipa o melhor possível depois de um jogo de alto nível frente ao FC Porto.»