Camisola 8 tem uma carreira de alto gabarito e aos 39 anos continua a ser indiscutível nos minhotos
Camisola 8 tem uma carreira de alto gabarito e aos 39 anos continua a ser indiscutível nos minhotos

SC Braga: centenário aproxima-se na antecâmara da 'ternura' dos 40

João Moutinho, de 39 anos, está a apenas duas partidas de chegar às 100 pelos guerreiros do Minho. Pode regressar ao onze na receção ao Genk. Sabe o que é ganhar a Liga Europa

É uma das referências do atual plantel do SC Braga — além do extraordinário percurso que completou no futebol nacional e internacional antes de chegar à Pedreira, no início da 2023/2024 — e está de olho numa marca redonda que tem sempre o seu peso: João Moutinho caminha a passos largos para os 100 jogos pelos bracarenses.

A cumprir a terceira temporada ao serviço dos guerreiros do Minho, o antigo internacional português (que de Quinas ao peito contabilizou 146 partidas, marcou 7 golos e ajudou Portugal a conquistar o Campeonato da Europa, em 2016, e uma Liga das Nações, em 2019) soma 98 encontros pelos arsenalistas e está, portanto, a apenas dois do mítico centenário.

Se a lógica imperar, entenda-se, se Moutinho for utilizado no duelo de quinta-feira com o Genk, a contar para a 4.ª jornada da fase liga da UEFA Europa League, e no dérbi com o Moreirense, no próximo domingo, relativo à 11.ª ronda do campeonato, então o camisola 8 atinge mais um marco histórico na carreira.

O elevado estatuto que o médio, de 39 anos, já ostentava foi ainda mais reforçado na cidade dos Arcebispos, onde Moutinho (também) se impôs com toda a naturalidade. Aos 44 jogos (três golos e duas assistências) somados na primeira temporada, juntou mais 36 (dois tentos e dois passes mortíferos) no ano seguinte. A essas 80 aparições há ainda a acrescentar os 18 encontros que já leva na presente campanha, sendo que, tudo junto, perfaz os tais 98 jogos pelos guerreiros.

Moutinho tem francas possibilidades de voltar ao onze na receção ao conjunto belga — isto depois de ter sido suplente utilizado diante do FC Porto, no passado domingo —, sendo que a UEFA Europa League é uma prova que também diz muito ao número 8: venceu-a em 2010/2011, precisamente pelos dragões.