Capitão e trunfo saído do banco dão vitória ao Feirense na receção ao FC Porto B
Depois da vitória imprópria para cardíacos em Oliveira de Azeméis, o Feirense meteu a segunda e derrotou o FC Porto B, no Marcolino de Castro, por 2-1, na 18.ª jornada da Liga 2.
O primeiro aviso até foi dos jovens dragões. Gabriel Brás, capitão da turma azul e branca, que jogou com o equipamento alternativo, de cor salmão, cabeceou muito ao lado das redes de Francisco Meixedo. Gui Meira era um dos mais irrequietos do lado da equipa de Santa Maria de Feira. Aos 17’, o seu remate não passou por Felipe Silva e, aos 22’, atirou por cima, sendo que a bola ainda desvia num jogador do FC Porto B.
Aos 28’, Kaio Henrique evitou males maiores para as redes de Gonçalo Ribeiro, depois de um bom cruzamento do Feirense da esquerda do ataque. O FC Porto B respondeu aos 30’. Ángel Alarcón fez um cruzamento/remate, mas Francisco Meixedo estava atento e agarrou a bola. Gonçalo Sousa ainda tentou desviar, mas sem sucesso.
À passagem do minuto 32, apareceu o capitão e melhor marcador do Feirense a faturar. Zé Ricardo cruzou da esquerda do ataque e Leandro Antunes atirou de primeira, de pé esquerdo, sem dar hipóteses a Gonçalo Ribeiro, que ainda tentou reagir, mas sem conseguir chegar ao esférico.
Na segunda parte, o Feirense foi à procura do segundo e Gui Moreira, depois de um grande lance na direita, podia ter feito melhor, tendo rematado à figura de Gonçalo Ribeiro.
Aos 73’, Pedrinho, saído do banco, arrancou pela esquerda, passou por Dinis Rodrigues, mas, no momento do remate, apareceu Kaio Henrique a evitar que a bola levasse a direção da baliza. O ex-Marco 09 acabaria por repetir o que tinha feito em Oliveira de Azeméis e voltou a revelar-se um triunfo para Ricardo Costa a saltar do banco. O jovem extremo brasileiro, assistido por Leandro Antunes, ficou com a baliza deserta e só teve de encostar.
O FC Porto B, comandado por João Brandão, foi atrás do resultado e por pouco não reduziu, por Bernardo Lima (78') e Mateus Mide (81'). Os jovens dragões conseguiram mesmo reduzir com um remate de Tiago Silva de fora da área, aos 85', que só acabou dento da baliza do Feirense. Foi a estreia a marcar do médio de 18 anos na equipa B e na Liga 2.
O FC Porto B acreditava no empate e Gabriel Brás não ficou longe do golo com um cabeceamento que não passou longe do alvo, aos 88'. Apesar da insistência, o marcador não voltou a mexer e o Feirense segurou a vantagem e os três pontos.
O Feirense chega aos 24 pontos e ascende ao 10.º posto, enquanto o FC Porto B sofreu a primeira derrota em 2026, mantendo os 21 pontos, no 14.º lugar, em zona difícil da tabela, ainda que fora dos lugares de despromoção.