Caos na final de Paris: UEFA vai reembolsar adeptos do Liverpool

A UEFA anunciou que vai reembolsar cerca de 20 mil adeptos do Liverpool depois de finalizados todos os relatórios a propósito do caos gerado em Paris, no Stade de France, na Final da Liga dos Campeões da época passada frente ao Real Madrid, a 29 de maio.

Os 19.618 adeptos que compraram bilhetes através do Liverpool (entre 70 e 690 euros) têm direito a um reembolso depois de a UEFA reconhecer «responsabilidade» principal pelo caos da organização, com vários adeptos a ficarem à porta devido à proliferação de bilhetes falsos. Recorde-se que o jogo até começou com meia hora de atraso, tal era a confusão nas imediações com adeptos tanto ingleses como espanhóis. Assim, o clube será ressarcido dos bilhetes que comprou e daí iniciará o processo de reembolso aos seus adeptos, numa operação a rondar os 3,4 milhões de euros.  

«Os reembolsos estarão disponíveis para todos os que tinham bilhetes para os portões A, B, C, X, Y e Z, onde os casos mais difíceis foram relatados. Além disso, todos os adeptos que, de acordo com os dados de controle de acesso, não entraram no estádio antes das 21 horas (horário originalmente programado para o início da partida), ou que não puderam entrar no estádio, serão elegíveis para um reembolso», refere um comunicado do organismo.

A UEFA tinha inicialmente apontado o dedo aos adeptos do Liverpool por mau comportamento, mas um relatório independente apontou disfunções na organização e segurança em torno do evento.

A final deveria ter sido disputada em São Petersburgo, mas foi retirada à Rússia depois da invasão da Ucrânia, em fevereiro, e Paris foi selecionada para receber o jogo.