Candidato à presidência do Barcelona promete: «A primeira coisa que vou fazer é ligar a Messi»
O candidato à presidência do Barcelona, Victor Font, assegurou que a sua primeira ação, caso vença o atual presidente Joan Laporta, será telefonar a Lionel Messi. O astro argentino visitou recentemente o Camp Nou, atualmente em obras, alimentando especulações sobre um possível regresso ao clube. Font reforçou que faria tudo ao seu alcance para que Messi voltasse a vestir a camisola blaugrana.
Em 2021, as dificuldades financeiras do Barcelona forçaram a saída do seu maior ídolo, que rumou ao PSG a custo zero. Após duas épocas em França, mudou-se novamente em 2023, desta vez para o Inter Miami, onde continua a expandir o seu legado a nível global.
Apesar de ter assinado em outubro uma extensão de contrato com a equipa da MLS até 2028, Messi partilhou recentemente nas suas redes sociais uma fotografia da sua visita a Camp Nou, manifestando o desejo de voltar a jogar no icónico estádio uma última vez.
«Espero poder voltar um dia, e não apenas para me despedir como jogador, pois nunca tive essa oportunidade», afirmou.
Numa entrevista ao Mundo Deportivo, o candidato presidencial Victor Font declarou que o primeiro telefonema que fará após uma eventual vitória nas eleições será a Messi.
«Pessoalmente, como adepto do Barça, arrepio-me só de pensar no regresso de Messi, mas obviamente isso depende dele, e o que não devemos fazer é tentar usá-lo», disse. «Creio que Laporta o fez, e fê-lo muitas vezes, e penso que o fez mal; o exemplo mais flagrante foi durante as eleições. Outro exemplo de uma promessa quebrada. Acredito que Messi não deve ser usado, mas precisa de saber que a primeira coisa que farei quando ganhar as eleições é pegar no telefone e ligar-lhe. Será o primeiro telefonema que farei.»
Font acrescentou: «A nossa obrigação é falar com todos os que podem contribuir para o futuro, e é importante que conheçamos as suas intenções. Mas o que digo também é importante: temos de entender que estes são ativos do clube. E usá-los não faz sentido. Mas, como disse, o primeiro telefonema que farei quando ganharmos as eleições será para o Leo Messi.»
As críticas a Laporta
A campanha para as eleições presidenciais do Barcelona em 2026, agendadas para o período entre março e maio, está a ganhar força. Victor Font anunciou oficialmente que irá desafiar Laporta, preparando o terreno para um confronto eleitoral. A sua candidatura recebeu um impulso significativo quando Xavi Hernández marcou presença num dos seus eventos e declarou publicamente o seu apoio. Com o início da campanha, Font renovou as críticas a Laporta, acusando a atual direção de ocultar perdas que ascendem a 80 milhões de euros. Questionou também a decisão de adjudicar o projeto de remodelação de Camp Nou à construtora Limak, sugerindo falta de transparência no processo.
Uma das principais garantias de campanha de Laporta durante as eleições de 2021 foi a de manter Messi no Barcelona. Contudo, não cumpriu essa promessa, e o argentino deixou o clube devido a constrangimentos financeiros, o que levou o antigo diretor do Barcelona, Xavier Vilajoana, a acusar Laporta de mentir.
Font concluiu: «Temos de abraçar Leo Messi e fazer tudo o que for possível para garantir que, assim que possível, ele tenha no Barça o papel que, como disse na semana passada, ele quer e que todos os adeptos do Barça ficariam entusiasmados em ver. Ter uma estátua dele nem sequer começa a compensar tudo.»
A presidência de Laporta neste último mandato tem sido alvo de fortes críticas, principalmente pela falta de cumprimento de várias promessas feitas durante as eleições de 2021. Com o estádio ainda por concluir e o Barcelona a enfrentar problemas financeiros e de inscrição de jogadores, a candidatura de Font ganha um forte impulso. Com as eleições marcadas para o próximo ano, os sócios do Barcelona decidirão se Laporta continua ou se Font terá a oportunidade de inaugurar uma nova era.
Artigos Relacionados: