Metlife Stadium é o palco da final do Mundial 2026 (Metlife Stadium)

Candidato à Câmara de Nova Iorque lança petição contra os preços do Mundial 2026

Zohran Mamdani critica o sistema de bilhética sugerido pela FIFA

Candidato à presidência de Nova Iorque, Zohran Mamdani lançou uma petição intitulada "Jogo Acima da Ganância" para impedir a política de preços dinâmicos de bilhetes planeada pela FIFA para o Mundial 2026, que vai decorrer nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

Nesse sistema, os preços dos bilhetes variam em função da procura: os ingressos para os jogos da fase de grupos podem começar nos 60 dólares (cerca de 50 euros), enquanto o preço da final pode atingir os 6.700 dólares (5700 euros), o que pode afastar muitos adeptos locais do estádio, especialmente em Nova Iorque, onde os jogos serão disputados no MetLife Stadium.

Numa declaração publicada nas redes sociais, Mamdani exige que a FIFA disponibilize bilhetes para as comunidades locais e propõe a introdução de tetos máximos de preços. Além disso, pede ainda que pelo menos 15 por cento dos bilhetes sejam disponibilizados com desconto para os residentes locais. Segundo o político, os planos atuais «excluem eficazmente os adeptos da classe trabalhadora».

A política de preços dinâmicos da FIFA já gerou fortes críticas por parte de adeptos, políticos locais e figuras públicas, que consideram o sistema demasiado caro para a maioria dos adeptos.

Zohran Kwame Mamdani, refira-se, é um político americano de origem ugandesa, e um dos favoritos na corrida para a presidência da Câmara de Nova Iorque. Saiu, inclusivamente, vitorioso das primárias do Partido Democrata. Se for eleito, será o primeiro presidente da Câmara muçulmano da cidade e, segundo os especialistas, o líder mais à esquerda dos últimos 100 anos.