José António Camacho e José Mourinho num FC Porto-Benfica, em setembro de 2003, no Estádio das Antas. Foto: A BOLA

Camacho: «Mourinho polémico? Isso no futebol até é bom»

Treinador espanhol elogia Mourinho; e também fala de Roberto Martínez

MADRID — Como madridista, ficou satisfeito com o trabalho de Mourinho no Real?

— Sem dúvida. Não só eu como a grande maioria dos adeptos. São muitos os que o admiram, que têm por ele grande consideração, que nada têm contra ele, ao contrário, estão-lhe muito agradecidos por tudo o que fez. Jogadores, técnicos e todas as pessoas que conviveram com ele consideram-no como mais um da família madridista. Será sempre muito bem-vindo.

— Mourinho é um pouco polémico.

— Isso, no mundo do futebol, até é bom. Com o carácter e forma de ser dele, vive tudo de forma intensa, sabe como e quando há de criar alguma polémica. E isso é outra faceta positiva, que faz parte da personalidade e que faz dele um grande treinador.

— Fenerbahçe é um passo atrás na carreira dele?

— Mourinho é uma pessoa inteligente, há muitos anos que é treinador e sabe quais são as decisões que, em cada momento, deve tomar e que sejam boas para ele. O futebol turco já não é o que era, está a melhorar com a chegada de jogadores e treinadores de certa categoria. Se Mourinho está lá, será por alguma razão. Pode treinar na Arábia Saudita, na Premier League, em qualquer lado que quiser, pois continua a ser um dos treinadores de referência do futebol mundial.

Com o carácter e forma de ser dele, vive tudo de forma intensa, sabe como e quando há de criar alguma polémica

— Mourinho já disse que queria ser selecionador de Portugal. Como também já foi selecionador, quais são as diferenças?

— A diferença está, sobretudo, no trabalho do dia a dia. Deixei a seleção espanhola porque queria treinar diariamente, se fosse agora talvez não tivesse saído. Mas, naquela altura, vivia intensamente o futebol e tinha de estar no campo todos os dias. O selecionador tem de esperar para convocar, de dois em dois meses, os jogadores e fazer alguma coisa. É um trabalho diferente, bonito, mas também muito aborrecido.

— Que opinião tem de Roberto Martínez?

— Em Espanha, não é muito conhecido, sempre trabalhou no estrangeiro, mas fez um bom trabalho com a seleção belga e em Portugal tem vindo a fazer um bom trabalho. Isso significa que é, sem dúvida, um técnico de muito alto nível.

Sugestão de vídeo