Buffon sobre adversário do Sporting: «Fizeram a melhor escolha possível»
Gianluigi Buffon, coordenador técnico da seleção de Itália, abordou vários temas do futebol italiano no podcast Viva el Futbol e comentou a escolha do novo treinador da Juventus, não sem antes falar sobre o seu futuro.
O antigo guarda-redes pretende assumir um novo papel no futebol e não rejeita potenciais rivais da Vecchia Signora, onde é uma lenda.
«Gostaria de me tornar responsável pela área desportiva de um clube. Não fecho nenhuma porta, porque se quero ser um profissional, não posso criar exclusões, a menos que seja uma escolha que vá totalmente contra os meus valores e o meu passado. Se queres ser profissional e trabalhar, é justo que consideres qualquer desafio», argumentou.
Buffon teve dúvidas em continuar no cargo que ocupa atualmente após a desilusão no último Euro. Contudo, acabou por ficar e sobre isso disse que «não significa que se façam sempre as melhores escolhas, mas talvez as mais corretas».
E explicou que, apesar da sua função, tem algumas tarefas dentro de campo: «Em 30 anos acumulei algo útil para um clube ou uma seleção de alto nível».
«A única coisa que não funcionou com Spaletti foi no Euro»
Buffon elogiou o atual selecionador e antigo colega de seleção, Gennaro Gattuso, mas também deixou elogios ao selecionador anterior, Luciano Spaletti.
«A única coisa que não funcionou, e na qual a equipa não se expressou bem, foi no Europeu. Até lá, as respostas tinham sido boas. Havia algo a rever no Europeu e ele reconhece isso», começou por dizer.
«Jogámos contra uma das equipas mais em forma da Europa. Tínhamos cinco jogadores [do Inter] que vinham da final da UEFA Champions League três dias antes e duas ou três ausências. Perdemos de forma desastrosa, mas com poucas armas. Penso que isso teve um papel importante», acrescentou sobre o que correu mal.
Agora, Spaletti é treinador da Juventus, adversária do Sporting esta terça-feira, e a lenda dos bianconei elogiou a escolha.
«Foram buscar a melhor solução possível. A escolha de Luciano pode garantir aos adeptos da Juventus os resultados que esperam. Só lamento uma coisa: gostava de o ter visto desde o início da época, com a pré-temporada e a escolha de alguns jogadores. Nesse caso, a Juve poderia ter sido competitiva até ao fim», afirmou.
Buffon elogia treinadores rivais da Juventus
O antigo guardião também não poupou nos elogios a Massimiliano Allegri, treinador do Milan.
«Se um dia me tornasse dirigente, quereria Allegri como treinador. Existem treinadores de que gostamos mais e outros de que gostamos menos, mas, na minha opinião, há técnicos que são mais adequados para um determinado clube e para um certo momento histórico», defendeu duzendo que é o homem certo no lugar certo.
E, para terminar, ainda enalteceu as qualidades de Antonio Conte, treinador do Nápoles.
«A ferocidade para alcançar o resultado e a capacidade de a transmitir à equipa mantêm-se inalteradas. Além disso, teve uma evolução tática, pois consegue jogar de diferentes formas e com vários sistemas, dependendo das situações, e muitas vezes acerta nas suas decisões», sublinhou sobre o técnico campeão da Serie A.