Bruno Fernandes celebra golo marcado pelo Manchester United (IMAGO)

Bruno Fernandes: «O United não tem tempo para reconstruções»

Capitão daquele que diz ser «o maior clube do mundo», o português mostra-se entusiasmado para esquecer o passado e encarar a nova época com otimismo e ambição

Bruno Fernandes deu o mote para a nova temporada do Manchester United, numa entrevista aos australianos do Sydney Morning Herald. No entanto, para contextualizar o desafio atual, não se pode esquecer a última campanha, «talvez uma das piores» da história do clube, como referiu Ruben Amorim.

«Ele não estava errado. Foi a nossa pior época. todos estamos cientes disso e ninguém está satisfeito. Claro que ele [Amorim] é quem tem de enfrentar a imprensa mais vezes e é ele quem tem de falar mais vezes sobre o assunto. Por isso, é difícil para ele… Ele sabe que tudo o que disser se vai tornar um grande destaque para todos. Se ele fosse à imprensa e dissesse isso aos jornalistas, sem nos dizer nada ou sem dizer o que sente, o que pensa, então eu ficaria preocupado e provavelmente não gostaria disso», disse Bruno.

«Às vezes, a vida é difícil. Temos de lidar com isso. Se queremos jogar no maior clube do mundo, temos de lidar com muitas coisas», completou, antes de olhar para o horizonte

Novo entusiasmo

«Prevejo que algo bom vai acontecer à equipa», disse o jogador de 30 anos, antes de comentar os reforços do ataque do United – Matheus Cunha, Bryan Mbeumo e Benjamin Sesko. «Juntar esses três com o que já tínhamos na época passada vai criar uma grande competitividade entre todos e os jogadores vão lutar pelo seu lugar na equipa.»

Ao longo do último ano, o clube já passou por várias remodelações fora de campo, o que, para o capitão, não deve afetar o rendimento dentro das quatro linhas: «Não importa se estás em reconstrução ou não. O Manchester United não tem tempo para reconstruções, só precisamos de uma entrada forte. No Manchester United, o tempo não existe, temos de fazer isto agora.»

«Estamos prontos para isso», continua. «Estamos prontos para fazer tudo o que for preciso para ganharmos o jogo contra o Arsenal. Vamos preparar-nos da melhor maneira possível para enfrentar uma das equipas mais fortes da Premier League nos últimos anos. Vamos fazer isso da melhor maneira possível», disse, falando do encontro da 1.ª jornada da Premier League, marcado para as 16.30 horas de domingo.

A ambição não é desmedida para Bruno Fernandes, dados os objetivos que o português quer cumprir em Old Trafford: «Sempre disse que quero ganhar a Premier League com este clube. Quero ganhar a Champions League. Quero ganhar todas as competições em que participo com o clube. Quem não quer? Mas o meu objetivo agora tem de ser o Arsenal... porque conquistar esses três pontos vai aproximar-me do que quero no futuro.»

Ainda o Al Hilal

Bruno Fernandes também reiterou os motivos que o levaram a recusar uma oferta multimilionária do Al Hilal.

«Sei que os números são o mais importante no futebol», disse: «Obviamente, era uma quantia elevada que o clube poderia receber por mim. Por isso, sei como foi difícil para o clube. Quando falei com o presidente do Al Hilal, disse-lhe: 'Nunca pensei em sair, agradeço a sua chamada. O que quer que queira fazer ou não, pode falar com o clube'. Sempre disse que, se o clube quisesse vender-me, então sim, teria de tomar uma decisão. Mas se o clube não quiser, não tenho de tomar uma decisão, porque o meu objetivo é ficar aqui.»

Por fim, o português não se mostrou nada arrependido por continuar em Old Trafford: «Era muito dinheiro para mim também, mas é o que é. As pessoas tomam decisões nas suas vidas. Não me arrependo, porque este é o lugar onde quero estar e onde quero ser bem-sucedido.»

Vídeo sugerido