Benfica volta a marcar presença na fase final da Taça de Portugal Fotografia SL Benfica

Benfica na Final Four da Taça de Portugal

Águias derrotam Académica de Espinho nos quartos de final da Taça sem ceder qualquer 'set' e mantêm-se na luta pelo troféu que está na posse do Sporting

O Benfica apurou-se, esta quarta-feira, para a Final Four da Taça de Portugal masculina de voleibol ao derrotar, na Luz, a Académica de Espinho por 3-0, com os parciais de 25-12, 25-23 e 25-15.   

Com esta vitória e após o sorteio da fase final realizado hoje, o conjunto liderado por Marcel Matz, defrontará nas meias-finais o Ala Nun'Álvares (18h), que no passado domingo eliminara o V. Guimarães também por 3-0, mas com os parciais de 25-17, 26-24, 25-19.

Além da formação lisboeta e do conjunto de Gondomar, na Final Four, que terá lugar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos entre 8 e 9 de março, a outra semifinal será discutida entre Castêlo da Maia e Leixões (15h).  

Recorde-se que o conjunto às ordens de Tiago Sineiro foi a grande sensação dos quartos de final ao ter derrotado, em casa, o Sporting, detentor do troféu e um dos principais candidatos ao título por 3-2 (25-16, 28-26, 21-25, 22-25, 15-11).

Na outra eliminatória Câstelo foi a Espinho bater o Sporting local por 1-3 (25-19, 15-25, 25-27, 19-25).  

Na passada temporada o Sporting havia garantido a sua quinta Taça de Portugal ao derrotar o Fonte do Bastardo na final por 3-2, sucedendo a duas edições seguidas em que o Benfica levara o troféu, curiosamente eliminando igualmente o mesmo adversário (3-1 e 3-0).

Desfechos o que contribuíram para que as águias reforçassem a posição de clube com mais Taças de Portugal ganhas (20), seguido por SC Espinho (12) e Castêlo da Maia e FC Porto (6).

Já é conhecido sorteio feminino

Além do sorteio da Final Four masculina, esta quarta-feira realizou-se ainda o referente à prova feminina, cujas meias-finais serão igualmente discutidas no mesmo pavilhão em Matosinhos, mas a 7 de março.

Ditou a sorte que o V. Guimarães enfrenta o Clube Kairós (18h) na primeira semifinal e o Sporting o Vilacondense (21h).

A final joga-se a 8 de março (21h) com uma certeza: haverá um novo detentor da Taça. Isto porque o Benfica, vencedor em 2023/24, está fora da discussão final da Taça ao ter sido eliminado nos oitavos de final pelo Clube Kairós por 3-1 (25-23, 25-13, 13-25 e 25-19).

Na época passada alcançaram a terceira Taça do seu historial ao derrotarem, em Viana do Castelo, o Colégio Efanor por 3-2 (25-22, 25-18, 21-25, 13-25, 15-12). Êxito que lhe permitiu ganhar uma competição que não vencia há 50 anos (1973/74).